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terça-feira, 24 de março de 2020

Conheça o Syrah Bambini 2018, uma surpresa do Cerrrado Mineiro que harmoniza uvas europeias com terroir de cafés de exportação.

Por Rogerio Ruschel
Prezado leitor ou leitora, o Brasil dos vinhos é mesmo surpreendente. Semana passada fui surpreendido ao provar um Syrah produzido pela Bambini em um terroir diferente, o do Cerrado Mineiro que fica a 1.672 Km de Bento Gonçalves – RS (a distância de Roma a Montepulciano) e 1.745 Km de Petrolina – PE (a distância de Lisboa a Paris), os dois grandes pólos vitivinícolas do Brasil. Vou contar esta história.
Mas antes, para os leitores de “In Vino Viajas” não brasileiros, informo que o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 2 milhões de K2 em 10 estados e do Distrito Federal, especialmente no Centro-Oeste. Tem clima tropical com estações seca e chuvosa bem definidas e uma temperatura média anual entre 21ºC e 27ºC. Como é plano ou suavemente ondulado, o solo é adequado para o plantio de grãos, para agricultura mecanizada e irrigação. Por isso é que o Cerrado é o território do agrobusiness brasileiro de exportação, onde crescem cerca de 60% dos grãos de soja e milho e alguns dos melhores cafés do país.
Sempre houve pessoas que acreditaram que o Cerrado poderia ser um bom terroir também para uvas viníferas por causa das características do solo arenoso e com boa drenagem, pelo clima e também pela amplitude térmica entre dia e noite; no bioma já foram ou são produzidos vinhos com uvas americanas ou híbridas e uvas de mesa. Em Goiás, por exemplo foram produzidos vinhos na década dos anos 1990 e 2000 e também em Minas Gerais, em 2006, quando a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) produziu 10.000 garrafas de um tinto Syrah em João Pinheiro, no Vale do Paracatu.
Pois o Syrah que degustei veio da Fazenda Fortaleza, município de Cruzeiro da Fortaleza, no Triângulo Mineiro, pelas mãos do casal Flávio e Ana Paula Bambini –familia oriunda da Toscana, emigrada em 1860. Eles são conhecidos produtores de café e em 2015 começaram o "Projeto Fortaleza" para desenvolver um novo terroir de vinhos finos no Brasil. A primeria safra saiu em 2017; provei uma das cerca de 2.000 garrafas da safra 2018, com 14%, safra de inverno, vinificado pela Epamig.
De coloração bem intensa, com tons violetas opacos e denso na taça, na boca me lembrou frutas negras com aromas de fundo como tabaco, algo de couro e até mesmo um toque resinoso bem leve. Medianamente encorpado e com taninos médios, achei um pouco seco para meu gosto. Na verdade procurei uma harmonização também inesperada para um vinho inesperado: abri o Syrah Bambini 2018 sem aeração para acompanhar um bacalhau cozido com legumes e temperos fortes, imaginando que ficaria equilibrado porque é um vinho sem madeira. De qualquer maneira o café foi o Três Corações da série Rituais Cafés Especiais, com Denominaço de Origem – D.O. Café do Cerrado Mineiro.
O Syrah Bambini é resultado de fé e dedicação. Flávio Bambini conta:  “O Dr. Frederico Novelli, da Vitacea Brasil, nos assessorou na implantação de um vinhedo baseado nas premissas técnicas conhecidas para a região. Além das características do solo e cima vimos a possibiidade de usar a tecnologia de manejo da dupla poda, que permite que a maturação da uva ocorra no outono/inverno e não no verão. Isso deixa a uva mais madura para a vinificação.” Aproveito para lembrar que esta técnica, criada pelo engenheiro agrônomo Murilo Albuquerque Regina, do Núcleo Tecnológico Uva e Vinho – Epamig Caldas, que “engana” a videira também viabilizou as safras contínuas no Vale do São Francisco, no sertão nordestino; na serra gaúcha a vindima é no verão.
O trabalho da Fazenda Fortaleza é parte de mais iniciativa para implantar a vitivinicultura definitivamente no Cerrado brasileiro: o projeto Vinhos do Cerrado, uma mobilização de produtores de café bem sucedidos do Cerrado Mineiro, com 20 participantes e cerca de 10 hectares. Anote: em alguns anos o grupo já poderá estar produzindo vinhos também com a uva Cabernet Sauvignon e fazendo testes com a Sauvignon Blanc. E como os produtores tem boa assistência técnica (Epamig, Embrapa, universidades), experiência em trabalhar coletivamente com a bem sucedida Denominação de Origem Café do Cerrado Mineiro e à disposição a estrutura de governança da Região do Cerrado Mineiro, o projeto Vinhos do Cerrado tem tudo para dar certo.
Os produtores estão se preparando também na área de turismo para quando isso acontecer: já planejam criar uma Rota do Café e do Vinho do Cerrado Mineiro aproveitando as sinergias com o famoso café da região. E eu espero que também incluam outros produtos de sabor regional que são legítimos Tesouros do Fundo do Quintal como o queijo do Cerrado, as cervejas com laranja, rapadura, café e goiabada cascão, o licor de pequi e produtos artesanais.
Brindo a isso.

domingo, 22 de março de 2020

Brasil já tem o primeiro frango com nome e endereço: Sadia Bio, um exemplo de marketing de identidade territorial

Por Rogerio Ruschel
Prezado amigo ou amiga, em seus mais de 70 anos a Sadia já produziu milhões de unidades de cortes de frango e grande parte disso é considerada pelo mercado como um produto sem diferenciais importantes, um commodity. Para agregar valor ao frango, a Sadia busca a qualidade, investe em pesquisa e utiliza a estratégia básica da indústria de alimentação: oferecer ao consumidor receitas de preparo que ajudam a percepção de sabor do produto pronto: um frango saboroso na mesa das famílias.
Provavelmente a Sadia vai continuar utilizando esta estratégia, mas recentemente resolveu fazer como os produtores de alimentos da Europa que agregam valor ao produto não pelo volume nem por receitas e temperos, mas sim pela origem e identidade. Assim, para fugir do commodity típico deste segmento, a Sadia lançou um produto com rastreabilidade, um diferencial baseado na informação de onde ele é produzido e por quem, fundamentado nos valores da identidade territorial: os cortes de carne Frango Bio, da Série Origens.

Frango Bio Sadia é mais um case que demonstra o uso da identidade territorial e da cultura da comunidade como estratégia de marketing, que é o tema do meu livro “O valor global do produto local”, publicado pela Editora Senac em abril do ano passado, o primeiro do Brasil sobre este assunto (foto acima). Minha tese, demonstrada com muitos exemplos é simples: se você valoriza um produto ou serviço local baseado na sua identidade e/ou origem, poderá obter um poderoso diferencial que vai além da marca. E se agregar inteligência e investimento nele (como as corporações como a Sadia costumam fazer), você terá as condições básicas para obter um produto com um diferencial exclusivo com boas chances de construir interesse global – ou pelo menos, poderá apresentá-lo ao mercado com maior valor agregado. 
É o caso do Frango Bio. Mas antes, deixe-me apresentar a Sadia para leitores não basileiros. A Sadia é uma das marcas do Grupo BRF, ao lado da Perdigão. Criada em 1944 no interior de Santa Catarina, um dos estados do Sul do Brasil, ao longo de sua história teve que resolver vários problemas para o crescimento, como o transporte de alimentos perecíveis para os grandes mercados como São Paulo e Rio de Janeiro – o que fez criando a Sadia Transportes Aéreos em 1955, que virou a Transbrasil em 1972 (incluindo transporte de passageiros) até seu fim em 2002. Poder transportar produtos refrigerados em frota própria permitiu a exportação em grande volume e em 2008 a Sadia inaugurou uma série de recordes anuais mantidos até hoje como a maior empresa brasileira exportadora de proteína animal. 
Atualmente é um conglomerado de 20 empresas, com mais de 300 produtos vendidos em 150.000 de pontos de venda em todo o Brasil e em 140 países - a primeira empresa no ranking comercial brasileiro de aves, carnes industrializadas, suínos e bovinos, e o segundo no mercado de soja.

A BRF é um grande universo corporativo com muitas marcas, fábricas e mercados e posicionamentos, entre as quais a linha Sadia Bio de carne de frango, que está inserida no conceito “Origens”, de produtos com maior identidade, maior qualidade e maior margem de lucro. O primeiro produto da série é a linha Sadia Bio de frangos produzidos sem hormônios e antibióticos, com ração 100% vegetal e certificados de bem-estar animal por famílias – hoje são quatro: Galeski, Trentin (abaixo), Nadin e Tenfen (acima), todas de Lucas do Rio Verde - MT – que oferece rastreabilidade (o que também é um diferencial competitivo para exportação) que permite que o consumidor identifique onde foi produzido o corte do frango que ela acabou de comprar.
Para acentuar a questão do “local” e da “identidade”, a Sadia aproxima o consumidor urbano das familias produtoras e seu ambiente rural, apresentando também benefícios de sustentabilidade da produção. Faz isso através de comerciais de televisão e de videos e conteúdos no portal da internet, como por exemplo aqui: https://www.sadia.com.br/sadiapordentro/frango-bio/videos/conheca-a-origem-dos-frangos-sadia-bio

Segundo declaração de dirigente da empresa na revista de negócios Exame, a série Origens foi desenvolvida para agregar lucratividade ao produto frango que é vendido como genérico. Ou seja: identidade territorial gera rastreabilidade e cria um grande diferencial de posicionamento, o que gera lucro.
A identificação de origem de um produto (como a do queijo Gruyére, presunto Pata Negra, vinho Borgonha, queijo Serra da Canastra, café do Cerrado Mineiro, etc) não só reforça a marca do fabricante, mas agrega valor que transcende esta marca. E é por isso - e também para obter sinergia da cadeia produtiva - que mutos fabricantes se unem para criar e valorizar uma identidade territorial formal, registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade rivada – INPI, como Identidade Geográfica – IG ou Denominação de Origem – DO. O Brasil já tem mais de 60 delas e no futuro talvez exista mais  uma, Frango Bio de Lucas do Rio Verde… E anote: todas estas ações, individuais ou coletivas certamente aumentarão sua importância quanto mais maduro se tornar o Acordo comercial Mercosul X União Europeia.
Para saber mais sobre a importância e a força da identidade territorial, acesse: