Por Rogerio Ruschel
Prezado leitor ou leitora,
graças à sua preferência, meu trabalho de repórter e editor sobre os universos
da cultura, do vinho, do turismo e dos produtos com identidade territorial foi
plenamente recompensado e bateu novo recorde no mês de junho de 2019: foram 380.825 acessos no
mês, ou 12.694 page-views por dia!!!
Trata-se de um novo
recorde absoluto: In Vino Viajas se mantém certamente como o mais popular da
America Latina nestes segmentos, entre os blogues independentes, que
não pertencem a emissoras de TV ou grupos de comunicação, vinícolas ou portais
de e-commerce de produtos em geral.
São 7 anos escrevendo
religiosamente e com profundo respeito pelo leitor: comecei este trabalho em
2012 com um blog na plataforma Blogspot (o que bateu recorde) e hoje mantenho
também um segundo blogue, com o mesmo nome, na plataforma Wordpress. Vamos ver
alguns números do blogue mais antigo.
Em 29 de maio de 2012
publiquei o primeiro post do meu blogue In Vino Viajas Blogspot: foi sobre uma
visita que fiz à Borgonha e à capital desta região vinícola, a alegre, florida
e simpática Dijon. De lá para cá publiquei mais de 500 posts – mas não são
apenas posts, mas sim reportagens, entrevistas, histórias com começo, meio e
fim, com pesquisa de dados e fontes e sempre muito conteúdo.
Pois o post mais acessado
ultrapassou 100 mil acessos – para ser exato,– para ser exato, o número de page-views é de surpreendentes 105.166 page-views. É uma matéria publicada em
setembro de 2014 sobre um calendário francês feito durante a vindima de 2013 na Domaine Marcel Lapierre,
de Morgon, Beaujolais, França, com fotos que mostravam os proprietários, enólogos e funcionários (fixos e
temporários) pelados – vamos dizer, discretamente nus. Homens e mulheres
semi-nus, nada é de fato mostrado, mas não vou publicar nenhuma foto porque o
Facebook fica querendo me tirar do ar, dizendo que é pornografia. Assim, para
ver o material acesse http://invinoviajas.blogspot.com/2014/09/calendario-frances-mostra-enologos.html
Na sequência de posts de
maior sucesso de público, vem um raciocínio divertido meu, resultado de uma
visita a Piazza Armerina, lugarejo na Sicília, Itália que se chama “Corrupção em Piazza Armerina?
Mosaicos maravilhosos e uma tese maluca”, publicada em 19/11/2012, com 52.348 acessos.
Uma notícia que
sensibilizou muita gente – “Gastronomia de luto: o maior chef do mundo se
suicida por ter investido mais de 1 milhão de Euros na compra de vinhos e ser
enganado”, publicada em 09/02/2016, vem em terceiro lugar, com 48.392 acessos.
Mas gosto muito do
desempenho de uma matéria que escrevicom base em uma palestra que fiz em um
Congresso Internacional de turismo na cidade do Porto, Portugal, no final de
2016. Acho que foi uma boia palestra porque depois dela recebi convite para dar
algumas aulas na Universidade Portucalense. Trata-se de um artigo que pergunta
“Porque a cultura
popular brasileira, tão rica no folcore, música, artes, literature e
culinária, continua invisivel no turismo?“. A pergunta ainda não tem resposta
aceitável. Publicada em 05/01/2017, o artigo já foi lido por 39.694 leitores.
Leia aqui: http://invinoviajas.blogspot.com/2017/01/porque-cultura-popular-brasileira-tao.html
Meu caro leitor ou
leitora, estou muito feliz com esses resultados. E acho que os leitores
gostaram da fórmula, porque até agora estes posts já tiveram um total de 4.569.030
page-views – mais de 4,5 milhões de acessos!
Creio que escrever um
blogue deveria ser um exercício para todos que procuram entender o mundo em que
vivem e saber o que interessa ou não as pessoas. Muitas matérias que eu
particularmente gosto acabam não tendo muita repercussão, enquanto outras, que
citam pessoas famosas ou situações curiosas ou ridículas, acabam dando um salto
para a frente. Por que isso acontece, nem sempre entendo.
Leio sobre estratégias sobre
SEO, truques para aumentar a leitura, mas acabo não praticando muito disso,
porque meu objetivo é apenas me divertir. E acho que está dando certo, porque In
Vino Viajas é o blogue mais popular do segmento na America Latina, agora com um
novo recorde: 380.825
acessos no mês de Junho de 2019.
Vamos brindar a isso?