Por
Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado leitor, vinho é um produto que
merece muito carinho na hora de produzir e distribuir e muito cuidado na hora
de comprar e consumir. Porque vinho é mais do que um produto numa garrafa, é a
expressão de uma pessoa ou família e de uma região na qual foi produzido, e nele
está o DNA do clima e do solo. Enfim, vinho é a expressão de uma cultura como
sempre dizemos aqui no In Vino Viajas. Esta cultura tem muitas maneiras de se
expressar no ponto de venda como na foto acima a seção de vinhos do
supermercado Spar em Budapeste, que é de uma leveza e graça simplesmente
espetaculares; e na foto abaixo a galeria de vinhos L’Intendant, de Bordeaux,
França, formada por uma torre de 12 metros de altura com mais de 15.000 garrafas
de vinho de altíssimo padrão, com safras de mais de 80 anos.
Para saber mais sobre Bordeaux acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/06/bordeaux-capital-do-vinho-e-maior.html
Para saber mais sobre Bordeaux acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/06/bordeaux-capital-do-vinho-e-maior.html
Buscando a expressão cultural de quem vende, a cada dia mais se investe
na sofisticação do ponto de venda. Mesmo que muitas pessoas estejam comprando
vinho pela internet, entrar em uma loja e olhar, lere= os rótulos, ver a cor, a
safra, os detalhes da garrafa deveria sempre ser um prazer antes de comprar.
Veja a seguir algumas das lojas de vinhos mais interessantes do mundo, segundo
o portal espanhol Vinopack, verdadeiros templos de bom gosto e design, com
criatividade e inovação. Lugares onde o cliente fica envolvido pelo ambiente
como na loja Vintry Fine Wines, no bairro Battery Park, de Nova Iorque, Estados
Unidos (abaixo), cuja concepção tem prateleiras que parecem imitar colinas com
vinhedos ondulantes e que conseguem expor ao mesmo quase todos os rótulos à venda.
Abaixo veja
a loja de vinhos Albert Reich de Zurique, Suiça, que construiu todo o
mobiliário com reaproveitamento das caixas e reciclagem de madeiras antigas.
São cerca de 1.500 caixas que servem como mostruário, estante, local para
estoque, mesinhas e até mesmo cadeiras.
Fica na Suiça também, mas em Lavaux, perto de
Genebra, a loja Vinorama, que embora não tenha um design espetacular, tem uma
sala de apresentações onde assisti um video espetacular mostrando 12 meses da
vida de uma familia de pequenos produtores suiços e uma grande área com mesas
de degustação e dezenas de nichos nas paredes - em cada nicho está a expressão de
uma dessas famílias (veja abaixo).
Para saber mais sobre esta loja acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2012/05/nos-vinhedos-de-lavaux-suica-um.html
Para saber mais sobre esta loja acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2012/05/nos-vinhedos-de-lavaux-suica-um.html
Em São Paulo, Brasil, está uma loja que
mereceu entrar nesta lista: a loja da importadora Mistral no Shopping JK
Iguatemi, um belo espaço projetado pelo arquiteto Arthur Casas e que já ganhou
prêmios internacionais. A Mistral tem mais de 3.000 rótulos à venda,
e atende a maioria dos clientes pela internet. Assim o espaço fisico de vendas (abaixo)
foi concebido associando em um só lugar uma galeria interativa, loja, sala de
degustação e sala de leitura.
A loja de
vinhos Weinhandlung Kreis de Stuttgart, Alemanha, está rodeada de vinhedos,
razão pela qual, segundo disseram, os arquitetos da Furch Gestaltung optaram
pelo contraste, criando um ambiente futurista com os vinhos em engradados de
arame na forma de cubos com 25 garrafas cada (veja abaixo), tudo com linhas
leves e as cores do arco-iris. Deste jeito conseguiram colocar 12.000 garrafas
em apenas 70 m2.
A antiga
loja da Société des Alcools du Québec em Montreal, Canadá, tinha sido concebida como
uma espécie de museu e quando teve que ser redesenhada, o arquiteto Sid Lee
trabalhou com o conceito de fazer o cliente sentir-se caminhando até a cantina,
com iluminação e temperatura “de um castelo frances tradicional”. O resultado final (veja abaixo) ficou elegante.
O Centro
Comercial Hyundai de Seul, Coréia do Sul, queria diferenciar-se de outras
galerias da cidade, nas quais todas as lojas de vinho eram quadradas, comuns,
praticamente similares. Esta nova loja (abaixo) conseguiu chamar a atenção pelo
uso de materiais naturais como a madeira, cores claras e grandes testeiras
brancas.
Os
arquitetos portugueses Luis Loureiro e Nuno Gusmão tinham que ter muito cuidado
ao reorganizar o espaço da loja de vinhos do Graham Lodge na
cidade de Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal, que tinha mais de 200 anos. A
saída foi arejar o ambiente utilizando materiais leves e nobres como a madeira,
com muito cuidado para não perder o vaslor de ter 200 anos e a autenticidade do
espaço.
(*) Rogerio Ruschel, editor deste blogue,
fica sediado em São Paulo, Brasil, e gosta muito de frequentar lojas de vinhos
sempre que possivel.
Merece uma foto e um comentário a Enoteca Alessi em Firenze tambem! Alguem conhece?
ResponderExcluirInfelizmente eu não, Nella. Grato pelo prestigio da leitura. Abs
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