Por Rogerio Ruschel (*)
Esta é mais uma história criativa e curiosa que cerca a cultura do vinho que se renova
diariamente, mesmo tendo mais de 8.000 anos. Montserrat Raventos, Jordi Roca e
Raimon Benach, três jovens designers da Ladyssenyadora Ink., um pequeno estúdio
de criação gráfica e design de Vilafranca del Penedès, região vinícola da
Catalunha, Espanha, fizeram um trabalho para um cliente e ganharam como pagamento 150 garrafas de vinho. Beberam o vinho? Não (ou não todas...); criaram um novo produto
(uma tinta à base de vinho) e produziram vinhos exclusivos com marca própria, sem igual no mundo (veja abaixo).
Como bons
espanhóis e catalões (ou catalões e espanhóis, provavelmente eles preferem
nesta ordem), logo desejaram fazer uma tiragem de vinho com marca própria para promover a
empresa. Mas como bons criativos decidiram fazer um produto no qual todos os
materiais gráficos seriam feitos com os próprios componentes do vinho - o que
significaria criar um processo de obtenção de tinta e impressão dos rótulos que
até o momento ninguém tinha conseguido fazer, incluindo as gigantescas multinacionais do setor gráfico, do setor de tintas e as do setor vinícola. Veja abaixo os produtos prontos, sendo personalizados.
Em setembro
de 2013 deles começaram as experiências e investiram mais de três meses no processo.
Tentaram várias técnicas como serigrafia e tipografia, mas o excesso de água
presente no vinho e o fato de que o papel enrugava inviabilizava o processo.
Tentaram
então desidratar o vinho, deixando-o ficar no telhado, secando no sol (veja abaixo), mas o pigmento
resultante não ficava bom. Tentaram promover uma redução do vinho cozinhando-o
em uma panela em fogo baixo - nada. Tentaram trabalhar o vinho com choques térmicos, ventiladores e fornos e até mesmo tentaram encher um cartucho de impressora
com vinho. Nada funcionou.
Mas, como dizem,
quem acredita sempre alcança. Quando já estavam desistindo da ideia e se preparavam para utilizar
“tinta normal e impressão normal numa embalagem menos normal” um deles
percebeu que em uma das bandejas utilizadas para desidratar o vinho que havia sido
esquecida no telhado do estúdio tinha se formado um “muco roxo” que - adivinha! - se mostrou
ser o ideal para impressão de rótulos e etiquetas com a cor e a textura
desejadas. Sucesso: batizaram o processo de “tinta d vi” (abaixo, produto prponto), fizeram as tais
garrafas de tinta e agora estão partindo para o registro do produto.
Graças à sua postura criativa os jovens designers da Ladyssenyadora Ink. estão
apresentando ao mundo um processo inovador e ecológico que vai enriquecer a
viticultura mundial. E fazem juz à região onde moram, a Catalunha, que já gerou artistas que
não se resignavam com o convencional como Gaudí, Miró e Salvador Dali e onde
Picasso encontrou ambiente para inventar o cubismo; onde nasceram e se criaram o tenor Josep Carreras e a soprano
Montserrat Caballé.
Catalunha, terra onde se produzem vinhos diferenciados e criativos com
Denominações de Origem (DOs) respeitáveis como Penedès, Priorat, Costers del Segre (o vinho produzido), Cavas, Montsant, Conca de
Barberá, Pla de Bages,
Empordá-Costa Brava e até a DO Catalunya que mistura tudo e estabelece um pequeno caos ao querer explicar como
os viticultores da região se organizam. Mas não precisamos entender, basta provar os vinhos, admirar a arte e ver como
trabalham, como por exemplo, no caso de outro talento catalão, o Futbol Club Barcelona.
Saiba mais
em http://ladyssenyadora.com
(*) Rogerio
Ruschel é jornalista, enófilo e respeita o talento alheio
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