Por Rogerio
Ruschel (*)
Nestes tempos de internet 24 horas e de oferta amplamente
disseminada em supermercados e lojas especializadas, a escolha de um vinho pode
ser uma tarefa influenciada especialmente pelo preço (como informam as
pesquisas), mas certamente a decisão de compra também será influenciada pelo
que sabemos ou imaginamos saber sobre o produto, a região de produção, a safra
ou seu fabricante.
Como todo e qualquer produto a primeira impressão e a percepção da
identidade que temos sobre um vinho pode ser fundamental para uma escolha no
momento ou no futuro. O processo de criação da identidade de um vinho é feito
por atividades de comunicação e marketing, mais ou menos sofisitcadas, mais ou
menos complexas.
Algumas décadas atrás cartazes de ponto de venda (em armazéns,
lojas, comércio de alimentos e bebidas e nas vinícolas) eram peças fundamentais
na criação desta imagem de marca ou de identidade do produto. Os cartazes eram
feitos em vários formatos, desde posteres até como cartões postais. Alguns
deles são da escola artística Art Noveau, das primeiras décadas do século XX,
um estilo inspirado por formas e estruturas naturais, flores e plantas, linhas
curvas e ambiente natural amplamente adotado na propaganda, como abaixo.
A Art Nouveau (nome francês) foi muito popular na Europa, onde
ficou conhecida como Jugendstil na Alemanha, Arte Moderna na Rússia, arte
Secessão na Áustria-Hungria e como Stile Liberty na Itália e entre seus
expoentes estavam o tcheco Mucha, com peças como o cartaz do conhaque
Benedictine de 1898, abaixo.
Algumas empresas vendem estes cartazes para decoração e o portal
Vinopack reuniu alguns cartazes de vinhos espanhóis, dos quais In VIno Viajas
apresenta alguns para sua alegria.
Meu caro leitor, um brinde a isso!
Para saber mais sobre a Art Noveau acesse http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/06/a-art-noveau-nas-ruas-de-praga.html
Para saber mais sobre a Art Noveau na arquitetura de Praga acesse
Rogerio Ruschel é editor deste blog e gosta de comunicação visual.
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