Por Rogerio Ruschel (*)
Entre 12 de junho e 16 de julho de 2014 o craque Lionel Messi estará
no Brasil tentando levantar a taça da Copa do Mundo para a Argentina,
mas não vai conseguir por duas razões: primeiro porque o Brasil será penta-campeão e em segundo lugar porque do jeito que andam as coisas no Barcelona, este ano Messi não vai ganhar mais nada... Mas o craque, pelo menos em pensamento, estará em Avilés, cidade da Asturias, na Espanha,
onde na mesma época milhares de pessoas vão levantar taças com vinhos de sua
marca – a Leo – durante a quinta edição do Famous Wine Festival (FWF).Que, aliás, é um grande sucesso.
O Famous Wine Festival é realizado no contexto do “Plan de Competitividad de Turismo Gastronómico de Asturias”, que
associa cultura, arte, vinho e gastonomia na região do
Principado de Astúrias. O festival é realizado há 4 anos e tem uma
característica interessante: usa personalidades para fazer o lançamento de
vinhos com suas marcas, como já o fez com Gerard Depardieu, Brad
Pitt e Angelina Jolie, Iniesta (veja em outro post), Francis Ford Coppola e Julio Iglesias, entre outros. Neste ano de 2014 os produtos mais badalados serão os das marcas George Clooney (sim, o
bonitão multi-premiado por Hollywood) e Lionel Messi – mas nenhum dos dois já
confirmou presença.
Aliás, o Messi
é mesmo um cara esperto: todo mundo estranhou o terno vermelho cor de vinho tinto (foto abaixo) utilizado por
ele no evento da Bola de Ouro em janeiro deste ano, quando o português
Cristiano Ronaldo ganhou o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo.
Messi se destacava na multidão de ternos
pretos (veja na foto abaixo ele está do ladoe esquerdo), por causa do terno cor de vinho criado pela Dolce
& Gabbana e que, segundo dizem, Messi utilizou pela módica quantia de 1 milhão de
Euros. Quer dizer: além de ganhar esta grana toda da Dolce & Gabbana, ainda
conseguiu uma foto muito adequada para a vinicola argentina promover seu
produto. O cara é bom mesmo!
Os vinhos com a marca Leo, o apelido de Lionel
Messi, foram lançados pela Vinicola Bianchi, de San Rafael, Mendoza, Argentina, em 2012, e estão sendo
vendidos em 35 paises; parte do lucro das vendas é destinado à Fundação Lionel Messi, para
projetos sociais como o atendimento a crianças pobres da Argentina que o craque faz questão de realizar.
Os vinhos
Leo tem preços acessíveis – pelo menos na Argentina: o vinho branco e o tinto malbec
custam em torno de R$ 14,50; o espumante Extra Brut foi lançado custando R$ 26,40
e a a linha mais sofisticada, com a cepa Malbec Premium foi lançado custando
pouco mais de 30 Reais. Os produtos da Vinicola Bianchi podem ser encontrados
com facilidade no Brasil – pelo menos o vinho Don Valentín, um dos mais vendidos.
E quando você estiver em Avilés para comer e beber as atrações
gastronômicas do Festival, aproveite e visite um pedacinho do Brasil que está
lá: o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer. Em 1989 o
arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias e anos
depois criou e doou à cidade o projeto de um centro cultural que foi construído pelo governo espanhol
e inaugurado em 2011- veja abaixo, é um legítimo Niemeyer.
O centro é o único projeto de Niemeyer
na Espanha e inclui um Auditório para cerca de 1.100 espectadores; a Cúpula, que é um espaço de
exposição com cerca de 4.000 m²; a Torre, que é um mirante sobre o estuário e a
cidade, com 13 metros de altura, onde fica um restaurante, e o Film Centre, um
conjunto de espaços para ensaios, reuniões, seminários e conferências.
Outros posts
da série Taças na Copa:
Batalha
dos sabores França X Itália: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/04/batalha-de-sabores-franca-x-italia.html
Os vinhos do craque
espanhol Andrés Iniesta:
Sobre o Faces, o
vinho oficial da Copa do Mundo 2014 da FIFA: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/05/um-brinde-copa-do-mundo-2014-com-o.html
(*) Rogerio Ruschel mora e trabalha em São Paulo, é jornalista, enófilo e vai ter o prazer de ver o Brasil levantar a taça Copa do Mundo 2014
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