Apostando na mão - House of Cards
Para os enólogos em geral a produção de uvas e vinho é
sempre uma espécie de jogo, porque nunca se sabe como vai ser o clima, qual a
temperatura, a quantidade de chuva na colheita, a presença de pragas e outras
dúvidas – e isso sem falar nas flutuações do mercado e se o governo não vai
aumentar os impostos...
Mas isso fica pior ainda quando você se propõe a andar na
contra-mão da correnteza e decide produzir vinhos orgânicos, o que é mais caro
e mais inseguro como investimento. Os produtores e enólogos Margaret River Liz
e Travis Wray confiaram em seu trabalho e na boa localização de seus vinhedos –
em Caves Road, na extremidade norte
da região vinícola do Rio Margaret,
no oeste da Austrália.
Eles recuperaram a terra utilizando apenas
princípios da biodinâmica e fizeram uma aposta alta em vinhos orgânicos. Os
vizinhos disseram que era um jogo que eles iam perder, mas eles não perderam. E
para comemorar a vitória sobre o azar, deram o nome de House of Cards ao
vinhedo, à empresa e aos vinhos produzidos
Espantalhos, os guardiões do vinhedo
Propriedade
de antiga família de produtores de vinho de prestígio, com laços estreitos com
a terra, com os vinhedos e até mesmo com os edifícios históricos de Mantinea
Nemea no Peloponeso, Grécia, a vinícola Spiropoulos-Meliastro mudou para
métodos de agricultura biológica com um objetivo claro: para produzir uvas e
vinhos de alta qualidade com o máximo de atenção à proteção do ecossistema e do
meio ambiente.
Tudo isso
acabou inspirando uma figura simpática, protetora da agricultura e
provavelmente universal: o espantalho. O espantalho (ou The Guardianas, em
inglês) é um elemento de arte popular que tem sido objeto de fascínio para os
artistas e pessoas da cidade também. Festivais são organizados em todo o mundo
para celebrar a imaginação e criatividade das pessoas envolvidas na sua
preparação.
A agência Mousegraphics contratou um artista grego conhecido por
desenhar e projetar espantalhos, para representar três rótulos diferentes. A
marca "Os Guardiões" é acompanhado de uma pequena frase: "Para
servir e proteger os segredos de um bom vinho", que resume o conceito de
projeto e suas referências. Um livreto acompanha o produto (veja acima).
Um vinho na lareira
Ao criar um
presente de fim de ano para seus clientes e amigos, a agência de publicidade
Cole & Weber utilizou vinhos produzidos por um cliente e decidiu fazer dois
presentes em um. Colocou uma garrafa do vinho tinto dentro de uma embalagem
imitando um pedaço de pinho (madeira para lareira), junto com uma caixa de
fósforos, acompanhado de um folheto com instruções informando sobre como levar
o pacote para a lareira, acendê-lo com os fósforos e desfrutar de uma taça de
vinho e boa companhia junto ao fogo. É claro que estas instruções parecem desnecessárias, mas na verdade são
necessárias para ter alguma mensagem de quem está doando o presente.
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e gosta de jogar cartas – e de
ganhar!.
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