Por Rogerio Ruschel
Meu prezado leitor ou leitora, amei de
verdade as duas vezes em que visitei o Minho, Portugal, região dos Vinhos
Verdes, fazendo palestra e turismo. Pois neste 18 de Setembro de 2019 a CVRVV
- Comissão de Viticultura da Região
dos Vinhos Verdes comemora 111 anos da criação formal
da Demarcação de Origem da Região dos Vinhos Verdes e quero enviar meu brinde
daqui de São Paulo.
A CVRVV representa um esforço comunitário focado em um único tipo
de vinho que é exclusivo no mundo. Isso poderia ser considerada uma limitação
para muitos vinhateiros, mas os minhotas a transformaram em uma vantagem e hoje este vinho único, refrescante e
alegre, chega a mais de uma centena de países por duas grandes razões: primeiro
porque são vinhos excelentes e exclusivos, e segundo, porque os produtores
investem em organização, cooperação, fiscalização – e marketing, marketing do
tipo inteligente.
Segundo Manuel Pinheiro, Presidente
da Comissão Executiva da CVRVV, esta é a receita do sucesso. Diz
ele: “É importante sublinhar o
extraordinário trabalho que toda uma equipa de viticultores, produtores e
engarrafadores tem feito pela Região dos Vinhos Verdes ao longo de tantas
décadas, tornando possível que hoje celebremos 111 anos com uma expressão forte
da Região em todo o Mundo.”
Na foto abaixo eu verifico vinhas de Alvarinho em uma quinta em Ponte de Lima, na fronteira com a
Galícia espanhola.
Para você ter uma idéia, destaquei
alguns exemplos de iniciativas de marketing inteligente bem atuais, que vão além
do que a CVRVV já faz permanentemente como a promoção da Rota dos Vinhbos
Verdes, ações do Museu do Vinho Verde, programas de visitas as Adegas,
festivais de gastronomia, festas do vinho Alvarinho (participei de uma delas, a
Feira do Alvarinho, veja a foto que abre este matéria, onde estou com outros palestrantes
de um Congresso Internacional de Enoturismo, em 2016) e tantos outras
iniciativas que são o dia-a-dia dos produtores. Veja só as mais recentes realizações:
* Dia 8 de Novembro os produtores vão conhecer o Plano de Promoção
2020 da Região dos Vinhos Verdes e os resultados de um estudo estratégico de
valorização da marca Vinho Verde nos mercados internacionais, além da nova
plataforma de inscrição nas ações de promoção da CVRVV.
* Os Vinhos Verdes e os Vini Veronesi
(via Consorzio Associazione Vini Veronesi
(AVIVE)
que reúne as DOC Arcole, Bardolino, Custoza, Garda, Lessini Durello, Lugana e
Soave) assinaram um protocolo de cooperação que une a região do Minho
(Portugal) e a região de Verona (Itália) – o Programa Grandes Vinhos Europeus. Um
exemplo que precisa ser conhecido por produtores brasileiros que têm alergia a trabalho conjunto: vinhos
“concorrentes”, de países “concorrentes” associados em um esforço de ampliação
da base de consumo. Financiado em 80% pela
União Europeia, o programa é focado na geração Millennials, mas permitirá
também chegar a 2.400 profissionais de diversos mercados. O roteiro inclui eventos conjuntos em
Beja (28 de setembro), Faro, Évora,
Setúbal, Portimão, Santarém, Lisboa (Encontro com Vinhos, 9-11 de novembro),
Leiria, Coimbra e Funchal. Isso em Portugal, porque o orçamento de 3,4
milhões de euros em três anos prevê promoção conjunta na Dinamarca, França,
Alemanha e Portugal. As ações serão realizadas pela agência Essência do Vinho e ministradas
por profissionais da Revista de Vinhos.
* Entre 6 e 7 de Novembro a Academia do
Vinho Verde (sim, eles criaram um ambiente próprio para capacitação de
profissionais), em parceria com o Turismo de Portugal - Escola do Porto (sim, o
enoturismo é entendido como centro de lucro), promoverá a formação em
Enoturismo - Nível 1.
Segundo a informação, “Esta formação pretende dotar
os formandos de técnicas e de conhecimentos que potenciem a experiência da
visitação turística, bem como da utilização dos recursos turísticos da Região
na concepção da oferta do produto da unidade de Enoturismo. A duração da mesma é de dois dias, sendo abordados os temas
atendimento, acolhimento e informações turísticas.”
Alem disso a Comissão
de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes disponibiliza aos associados programas de eventos
internacionais e nacionais; estatisticas de estoque e vendas; e programas de
visita de compradores e jornalistas de mercados-alvo. Só para deixar claro: a
CVRVV é um organismo interprofissional dedicado
a proteção e promoção do Vinho Verde e da denominação Minho e se estrutura como
uma “Associação Regional, Pessoa Colectiva de Direito Privado e Utilidade
Pública”.
Brindo a isso. Quando vamos aprender estas lições e
aplicar por aqui?
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