Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, na Califórnia produtores de
vinho, hoteleiros, restauranters, guias, lojistas, gestores públicos e milhões
de norte-americanos participantes de cerca de 60 setores da economia comemoram
o faturamento de R$ 4,5 bilhões (US $ 1,27 bilhões) deixados por turistas no
Napa Valley no ano de 2015.
Este valor representa um aumento de 8,9 %
sobre 2014 e o maior ganho percentual de todos os 58 condados da Califórnia, de
acordo com um relatório oficial da
Visit Califórnia apresentado dia 2 de maio. Já para toda a Califórnia, os
números são ainda mais impressionantes: em 2015 o turismo movimentou 122.6
bilhões de dólares (cerca de 431 bilhões de Reais), garantiu 1.063.000 empregos
e 9,9 bilhões de dólares (cerca de 31,6 bilhões de Reais) em recolhimento de
taxas e impostos para o Estado da California e para os governos municipais. O
turismo na California é um trem em alta velocidade rumo ao futuro, como mostra
a foto abaixo.
Especificamente no Napa Valley – a mais importante região
vinícola dos Estados Unidos e das Américas - as despesas dos visitantes
suportaram a geração de 13.680 empregos e geraram US$ 116 milhões em receitas
fiscais (R$ 412 milhões) Na foto acima, Calistoga. "De acordo com o
relatório, o número de postos de trabalho relacionados e apoiados pelo turismo
aumentou em 3,7 por cento a partir de 2014", acrescentou meu amigo Clay
Gregory, presidente e CEO da Visit Napa Valley. "Esses números comprovam
que a indústria de viagens e turismo é um motor econômico extremamente poderosa
para o Napa Valley e visitar Napa Valley prosseguirá os seus esforços para
segmentar nossos esforços de marketing e vendas em períodos de alta e baixa
estação".
Só para lembrar: a Visit Califórnia é uma organização
governamental, mas opera com perfil de entidade privada, cujo objetivo é
desenvolver o turismo e os dirigentes são
pessoas com experiência no ramo. E a Visit Napa
Valley é uma organização privada, enxuta e completamente voltada para a
promoção de negócios; Clay Greogory, o CEO, é um homem de marketing –
que está colhendo o que está sendo plantado.
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino
Viajas em São Paulo, Brasil.
Que tristeza!Desnecessário esse tipo de promoção do turismo nacional.lamentável !!!
ResponderExcluirDe fato é uma tristeza e uma vergonha, mas vamos superar tudo isso! Grato pelo prestigio da leitura. Abraços, rogerio
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