Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, você pode até se
interessar por algum dos vinhateiros da foto acima, mas não posso garantir que
ele ou ela esteja disponível. Eles estão aqui porque são inteligentes e sabem que para
conquistar a fidelidade dos consumidores de seus produtos o melhor caminho é sempre o
coração. Eles formam um grupo de produtores italianos que criou uma
oportunidade para que o cliente se torne parente de uma familia que produz
vinhos na Itália, sem necessáriamente precisar casar com alguém da família deles. A estratégia
de marketing se chama “clube de benefícios”, tem a marca The Wine Fathers e
poderia ser aplicada no Brasil com grande sucesso, já que por aqui quase todas as
familias produtores de vinhos da serra gaúcha são parentes entre si, na vida
real.
The Wine Fathers é o resultado da
associação de amigos que produzem vinhos de maneira artesanal em três regiões
da Italia: Veneto, Basilicata e Friuli Venezia Giulia - veja uma das propriedades na foto abaixo. Eles não são uma
empresa, são tres pequenas vinicolas, e não tem uma hierarquia corporativa:
cada um deles decide sobre seus próprios vinhos baseado em paixão e valores
éticos. Mas eles sempre se consideraram uma familia porque sempre pensavam juntos
como resolver problemas e agora criaram uma promoção conjunta: a The Wine
Fathers.
The Wine Fathers é um “clube de
benefícios” bastante simples.
Eles propõem que o consumidor participe de um clube (se tornando parente da
familia, em vez de “sócio”, como normalmente o mercado chama o investidor)
pagando determinado valor para ter determinados benefícios. Eles oferecem 4
niveis diferentes de parentesco para o consumidor: primo, tio, irmão e pai.
Como exemplo: para se tornar um Primo deles (o parentesco mais econômico),
você paga um “fee” anual de 100 euros e em troca recebe uma garrafa do vinho
com rótulo customizado, direito a degustação de comida local, desconto de 50%
na compra de até seis garrafas de vinho – e, como um primo querido, terá seu
nome escrito em uma plaqueta de uma das videiras.
No
parentesco mais dispendioso (logo acima), você pode se tornar um Pai pagando 1.000
Euros para receber 2 noites de hospedagem perto da videira, almoço com seus
parentes da vinícola, 12 garrafas de um DOCG superior com rótulo customizado,
desconto de 50% na compra de outras 12 garrafas e nome destacado no vinhedo.
Trata-se de uma ideia criativa porque soma o esforço de tres pequenos
produtores de vinhos de personalidade; simpático porque faz o consumidor
conviver de verdade com a vida deles na vinicola e ainda ajuda a financiar a
produção futura. O grupo fez sucesso na Vinitaly 2015 (foto abaixo).
Você
faz tudo pela internet (http://www.thewinefathers.com/):
escolhe qual dos tres vinhedos mais lhe agrada (um em cadas região), escolhe os
beneficios que quer ter e quanto vai pagar por isso e em até 15 dias você vai
receber seu certificado de parente.
Laura Tonelli me disse que qualquer sul-americano será bem-vindo para se tornar
parente deles, mas poderá eventualmente haver algum problema com a remessa do vinho escolhido
porque, segundo ela, "o Winefathers trabalha apenas com vinicultores
artesanais que exportam
para um número limitado de países”.
Mas ficariam muito felizes em ser
parentes e poder “hospedar amigos brasileiros para viver experiências autênticas”. Quando
escrevi este texto eles já tinha oito novos "parentes" e ainda restavam entre 103 e 316
dias para que novos parentes aderissem.
(*) Rogerio Ruschel, editor de In Vino
Viajas, foi professor em cursos de pós-gradução de marketing da ESPM-SP por mais de 15
anos
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