Por Rogerio Ruschel (*)
Como em qualquer outro segmento da economia,
os fabricantes de vinhos também precisam manter proximidade com os consumidores
de seus produtos, e mais do que isso, em tempos de competição acirrada é
imperativo conquistá-los de tal maneira que nem pensem em escolher produtos
concorrentes. Ao contrário do que alguns imaginam, a melhor estratégia de
marketing para isso não é oferecer desconto em preço, porque o preço pode não
representar preferência, e sim uma escolha momentânea. Para conquistar o
cliente para sempre é necessário encantá-lo com argumentos emocionais,
convencê-lo com argumentação econômica de bom custo-benefício e assim
fidelizá-lo para sempre – como a promessa de personalizar a “tua” Anna, na foto
acima.
É a mais antiga empresa familiar da Europa
e a 17a. mais antiga do mundo, com uma experiência de mais de 450 anos. Estão
no ramo desde 1551, época em que no Brasil o português Martim Affonso de Souza
ainda dimensionava as riquezas das terras brasileiras que deveria gerenciar em
nome de Portugal, na forma das capitanias hereditárias entregues para os amigos
do Rei. Quer dizer, enquanto aqui no Brasil aindas éramos um bando de indios
manipulados por nobres apaniguados, os Codorniu já fabricavam cavas - e não
champanhes, como os espanhois gostam de dizer.
Uma das marcas de cavas da empresa é Anna de
Codorniu, lançada em 1984, introduzindo uvas Chardonnay na linha de cavas (Anna de Codorníu é o nome de uma moaça que em 1589 se casou com um dos fundadores da empresa, Miquel Raventós). Pois eles
criaram um sistema para o cliente personalizar o rótulo de “seu Anna de
Codorniu” para um casamento, uma festa ou um evento – ou ainda para você
personalizar e dar de presente para alguém. Funciona assim: você acessa o site www.personalizatuanna.com e escolhe um tipo de espumante (Brut, comum, branca, rosé); um
desenho para a embalagem entre tres alternativas gráficas possiveis (“Amor”, “Diga-o com flores”
e “Tiro meu chapéu” - veja na foto abaixo) no entorno do
rótulo central, no qual eles não mexem: sempre será Anna de Codorniu.
Feito isso você escolhe uma mensagem do tipo
“Uma lembrança da festa do Rogerio” e finaliza a compra, pagando cerca de 12
Euros por garrafa. Em até 15 dias eles entregam o pedido, mas infelizmente Melina Darquibel, do marketing para America Latina da empresa me disse que a promoção só vale para a Europa. De qualquer maneira saiba que a cava original pode ser encontrada no
Brasil com o importador Interfood (http://www.interfood.com.br/.
Segundo dizem, em breve vão poder oferecer
mais alternativas de personalização, com novos desenhos, temas e cores. Se o
produto já tinha personalidade própria, agora está ainda mais próxima do
consumidor. E não foi preciso investir, apenas pensar e ter coragem.
(*) Rogerio Ruschel, editor de In Vino
Viajas, foi professor em cursos de pós-gradução de marketing da ESPM-SP por mais de 15
anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário