Por Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado leitor ou leitora, a Argentina tem muitas
coisas boas além do Messi, do churrasco e do tango e está associando duas delas
para promover sua cultura e sua economia: o cinema e seus vinhos. O Malbec e o
Cinema é uma ideia inteligente dentro de uma promoção também inteligente
iniciada no ano 2000 quando os argentinos inventaram de comemorar o Dia Mundial
do Malbec em 17 de Abril. Neste ano de 2015, em sua quinta edição, o Dia
Mundial do Malbec está gigantesco: vai realizar mais de 70 eventos em 64
cidades de 50 países ao redor do mundo para honrar a uva Malbec (que é “a cara
da Argentina” assim como o Tannat é do Uruguai, e o espumante um dia vai ser do
Brasil) e mostrar a alma dos argentinos, com os recursos sensoriais do cinema.
Como In Vino Viajas promove a cultura como benefício civilizatório, relembro que o
cinema argentino tem passado por uma forte revigoração
desde a década de 1990 e ganhou prestígio internacional com bons filmes, bons
diretores e bons atores. Um dos resultados é um ótimo desempenho no Prêmio
Oscar: o país teve seis indicações e conquistou dois prêmios de Melhor Filme
Estrangeiro: "A História Oficial", em 1985, que levou para asa
telonas o amargo sabor da ditadura militar no país e o “O Segredo dos Seus
Olhos”, em 2010, dirigido por Juan José Campanella e estrelado por Ricardo
Darín. Então, sim: os argentinos são bons também em cinema.
O Dia Mundial do Malbec 2015, uma promoção da Wines of
Argentina (que é a responsável pela imagem dos vinhos argentinos no mundo) tem
como ponto de partida um evento que será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de
abril, no Mercado El Dorrego, em Buenos Aires, no coração do Distrito
Audiovisual do país, com a projeção de três curta-metragens e a abertura de uma
exposição sobre o cinema e sobre os vinhos. A exposição se chama "Lights, Camera, Malbec" e
está focada no público de jovens adultos de 25 a 35 anos, e inclui, obviamente
a degustação de vinhos Malbec de todos os estilos e terroirs, a oferta de
gastronomia em truck-foods, mini-palestras sobre cultura de vinhos e o download
gratuito da programação oficial do evento para aparelhos iPhone e Android. Veja
abaixo dois produtos de exportação em uma vinícola argentina: tango e vinhos.
Entre os dias 15 e 17 de abril na rua Virgen del Carmen de Cuyo, em Mendoza, a
capital argentina do vinho (veja abaixo), moradores e turistas vão compartilhar
uma série de eventos na “Peatonal del Vino”, uma espécie de outlet de vinhos
que fica dentro de um espaço público e praça que oferece recreação, cultura e
turismo. Os peatones – isto é, pedestres – poderão assistir filmes, dançar
tango, participar de debates, comer bem, passear e curtir, degustar vinhos e
comprar garrafas diretamente de produtores, a preços especiais. Além, é claro de ter a oportunidade de ver esta paisagem maravilhosa dos vinhedos nos Andes, na região de Mendoza, abaixo.
Durante todo o mes de abril em
64 cidades de 50 países serão realizados eventos baseados na promoção básica "Lights,
Camera, Malbec" – veja mapa ilustrativo abaixo. Até mesmo no Brasil, onde
eventos em lojas e importadoras serão realizados em Campinas, Brasília,
Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O grande evento brasileiro será no dia 23,
no São Paulo Terrazas do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo: o visitante
receberá um cálice para provar os malbecs e poderá assistir curta-metragens
sobre vinhos e ouvir uma mini-palestra de André (Déco) Rossi, relações públicas
da Wines of Argentina no Brasil. Para saber mais contate ctonnelier@winesofargentina.com.
Além dos eventos em espaços
públicos, a indústria vinícola argentina, em conjunto com o Ministério das
Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, vai realizar eventos
com jornalistas, compradores e convidados especiais em mais de 50 países. Durante todo o mes de abril em 64 cidades de 50 países serão realizados eventos baseados na promoção básica "Lights, Camera, Malbec" – veja mapa ilustrativo acima. Até mesmo no Brasil, onde eventos em lojas e importadoras serão realizados em Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O grande evento brasileiro será no dia 23, no São Paulo Terrazas do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo: o visitante receberá um cálice para provar os malbecs e poderá assistir curta-metragens sobre vinhos e ouvir uma mini-palestra de André (Déco) Rossi, relações públicas da Wines of Argentina no Brasil. Para saber mais contate ctonnelier@winesofargentina.com. Além dos eventos em espaços públicos, a indústria vinícola argentina, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional da Argentina, vai realizar eventos com jornalistas, compradores e convidados especiais em mais de 50 países. Veja abaixo uma foto que comove qualquer turista: o charme dos vinhedos e vinícolas na região de Mendoza.
Saiba mais sobre o Malbec Day 2015 em https://www.facebook.com/winesofargentina
(*) Rogerio Ruschel edita In Vino Viajas a partir de São Paulo, Brasil, não deve favores para vinícolas e só tem
compromisso com o leitor; por isso continuará insistindo na mudança de atitude
por parte dos produtores de vinhos do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário