Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Conheça a Villagio Conti: o milagre do tanino italiano que brota nas altitudes catarinenses

Por Rogerio Ruschel
Meu prezado leitor ou leitora, como todo mundo e provavelmente você, gosto muito de receber presentes. Esta semana recebi pelo correio uma belíssima caixa de madeira com gravação a fogo e dentro dela tres garrafas de vinhos diferenciados e premiados da Villagio Conti, produzidos com uvas italianas no Vale do Pericó a 1300 metros de altitude, em São Joaquim, nas altitudes catarinenses, uma raridade enológica.
Nesta propriedade a familia Conti escolheu produzir vinhos com castas italianas como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Nero d`Avola, Teroldego, Pignolo, Refosco dal Pedunculo Rosso, Rebo e Aglianico e as brancas Vermentino, Grechetto, Gewürztraminer, Malvasia e a Ribolla Gialla, bastante adequada para a produção de vinhos Laranjas.

Humberto, o pai, que é engenheiro de alimentos, e seus filhos Enrico, agrônomo (acima), Bruno, sommelier e Luca, administrador (abaixo), produzem os vinhos com imensa dedicação. Como a família tem sangue italiano, a dedicação é profunda e a região é lindissima, os vinhos expressam tudo isso. Na cor, aroma e sabor.
No pacote milagroso que recebi do Humberto Conti, estavam uma garrafa do Don Guino, com uvas Montepulciano, safra 2018; um Rosso D’Altezza, também 2018, com a toscana Sangiovese cortada com 20% de Montepulciano e Teroldego, uma uva que é novidade para mim; e um vinho branco, o Ribolla Giaia, safra 2018, uma delícia muito elegante.
O Dom Guino, muito escuro e denso, me cativou. Apresentou aromas de frutas vermelhas, um pouco de cacau e talvez tabaco, creio que porque fica 12 meses em barricas de carvalho americano. Trata-se de um vinho com personalidade que permanece com longo e saudável final na boca.Sabe aqueles vinhos que te deixam com saudade?
Ainda não abri o Rosso D’Altezza, mas já tinha provado outra garrafa no ano passado e pelo que anotei se trata de um vinho com personalidade marcante: é potente mas equilibrado e tem um toque tânico derivado dos 14 meses de barrica. Embora o Rosso D’Altezza seja um pouquinho mais caro do que o Dom Guino, me parece que este é o campeão da caixa milagrosa que recebi pelo correio. Afinal, não se discute gosto pessoal.
A Ribolla Gialla (acima) é uma uva pouco aproveitada no Brasil, acho mesmo que a Villagio Conti é pioneira no plantio e uso aqui nestas terras tropicais. Consta que é nativa da ilha grega Cephalonia, mas é destaque na região de Friuli, no nordeste da Itália – e nestes locais é uma Denominação de Origem. Também é encontrada no litoral da Eslovênia, onde é conhecida como Rebula. Tem acidez elevada e alta intensidade aromática, com toques de pêssego, maçã, abacaxi, floral e algo cítrico.
A Villagio Conti também produz vinhos rosé, espumantes e dois laranjas, o Arancione com o corte de uvas Ribolla Gialla, Grechetto, Vermentino e Malvasia e o Bacio, com base na uva Gewürztraminer – germânica-francesa de grande expressão na Alsácia, tipo assim uma estranha no ninho de altitude da serra catarinense. O que mostra que os Conti buscam expressão e não seguir modismos ou receitas.
Brindo a dedicação da familia Conti e aos resultados que vem alcançando.
Para saber mais visite o site http://www.villaggioconti.com.br/ Mas acelera, amigo ou amiga, porque como a produção é baixa e a procura é alta, alguns do rótulos eqstão acabando – ou já acabaram.

Veja o video da minhaalegria juvenil aqui: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário