Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro
leitor ou leitora, o cantor-compositor-ator e diretor David Bowie, morto
recentemente vai deixar um grande legado na música, na arte e na sociedade –
mas também na mobilização social.
O britânico
Bowie – cujo nome de batismo é David Robert Jones - gostava muito de vinhos e
foi uma das mais de 700 celebridades globais que participaram da campanha
internacional “Whatever it Takes” (“O que for preciso”, em
livre tradução) lançada em 2011 pela organização de caridade inglesa Trade plus Aid. Bowie cedeu seu nome para fazer um
vinho e também criou um desenho para ser utilizado no rótulo e na venda de
produtos.
O vinho foi desenvolvido pela vinícola Bodegas Vicente Gandia, de Valência, Espanha (foto abaixo), e lançado como uma edição limitada em 2012. Produzido com uvas Shiraz e com uma ilustração de uma camiseta lembrando o disco “Aladdin Sane” de Bowie no rótulo, o vinho estava sendo vendido como parte da coleção de vinhos da campanha de solidariedade “Whatever it Takes” com lucro doado para projetos de solidariedade em países em desenvolvimento. Pois em apenas três dias todo o estoque da vinícola e de seus distribuidores foi esgotado. A empresa ainda não informou se vai fazer mais uma edição, mas todos os rótulos da coleção podem ser encontrados em http://www.vicentegandia.es/es/verdejo-sauvignon-blanc-penelope-cruz/
A vinícola
Bodegas Vicente Gandia é uma das 15 maiores da Espanha, tem 125 anos de
experiência e está presente em mais de 85 países com uma produção anual de mais
de 35 milhões de garrafas de bons vinhos. Ainda se mantém uma empresa familiar
e investe no compromisso de ajudar a sociedade através de vários projetos
sociais e ambientais, especialmente apoiando pessoas e comunidades considerados
em exclusão social.
Com esse
espírito a Vicente Gandia se engajou no projeto filantrópico “Whatever It
Takes” desenvolvendo uma seleção de vinhos patrocinado por celebridades como
David Bowie, Morgan Freeman (acima), George Clooney, Penélope Cruz, Coldplay, Paul
McCartney, Pierce Brosnan, Jakie Chan e Charlize Theron. O objetivo é arrecadar
um mínimo de 450.000 Euros com a
venda dos vinhos solidários, para projetos sociais.
A campanha “Whatever it Takes” reúne até agora mais de
700 celebridades globais de diferentes disciplinas que doam 30 minutos de seu tempo para desenhar um símbolo de esperança e escrever uma mensagem de inspiração para o futuro do nosso planeta. Acima,
trabalho de Roger Moore e abaixo, a arte de Ozzy Osbourne.
Estas
mensagens são transformadas por franqueados em camisetas,
bonés, bottons, pratos de cerâmica, obras de arte, CDs – e em alguns casos,
rótulos de vinhos. Até agora já foram arrecadados
mais de 50 milhões de Reais por meio de royalties de franqueados.
Entre as
celebridades estão o Prêmio Nobel da Paz Desmont Tutu, David Copperfield,
Morgan Freeman , Ozzy Osbourne, Roger Moore, Serena Williams (acima) e Amy
Winehouse, cujas “obras de arte” doadas estamos mostrando acima e abaixo.
Conheça e
apoie a campanha em http://www.whateverittakes.org/default.aspx
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas
a partir de São Paulo, e apoia qualquer iniciativa que ajude a melhorar a vida
de pessoas necessitadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário