Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, participo de
vários grupos de interesse no Facebook para saber das novidades do mundo da
cultura do vinho, conhecer pessoas e divulgar as reportagens que publico aqui
no blog In Vino Viajas. Um destes grupos é o #winelover (https://www.facebook.com/groups/169324946513268/
), criado em fevereiro de 2012 pelo brasileiro radicado em Wellesley, Estados
Unidos, Luis Winelover Alberto, atualmente seu CEO. Na foto abaixo um encontro na Sicilia, Itália.
Nascido na pequena cidade de Elias Fausto,
próxima de Campinas, Luiz Alberto (foto abaixo) cresceu provando vinhos nos almoços da
família italiana e se formou em Geografia pela Universidade de São Paulo – mas
ao mesmo tempo estudava sobre vinhos. É Master of Wine pelo The Institute of
Masters of Wine de Londres e associado do Circle of Wine Writers também
sediado na Inglaterra.
Luiz Alberto é Embaixador do Vinho Italiano nos Estados Unidos
certificado pela Vinitaly International e trabalha
como jurado em competições internacionais e como educador a partir do TheWineHub,
um portal com textos, jogos, eventos e produtos – veja
aqui http://thewinehub.com/home/
O Grupo #winelover é um dos mais sérios,
atuantes e organizados dos quais participo no Facebook. Comprovei isso em junho
de 2015 quando fiz uma pesquisa com profissionais em vários grupos de amigos do
vinho para preparar uma palestra para um congresso em Portugal e o #winelover gerou mais respostas e todas muito qualificadas. Outro diferencial é que o grupo leva
as amizades online para a vida real, organiza campanhas de combate ao câncer que
podem mudar vidas e realiza encontros divertidos pelo mundo todo. E certamente ajuda
o fato de que essas mobilizações são apoiadas por cerca de 35 Embaixadores #winelover
e por 20.100 participantes de dezenas de países.
A campanha do câncer é baseada na venda de camisetas personalizadas pelo
grupo – os modelos são escolhidos pelo voto. O objetivo da campanha, segundo
Luís Alberto, é “arrecadar recursos para aumentar a consciência sobre os riscos
e a prevenção do câncer de mama e de próstata e para encontrar potenciais doadores para pacientes com leucemia, através de vários
canais do mundo do vinho como mostras, conferências e degustações.”
Este tipo de atividade que é vastante comum no mundo real, praticamente não
existe na indústria do vinho e poderia
salvar muitas vidas através da
sensibilização de alguns tipos de
câncer de maneira precoce. Luís Alberto também
destaca a importância do apoio emocional para aqueles que têm ou tiveram
câncer: “Temos que fazê-los sentirem-se amados e mostrar que não estão sozinhos."
Os encontros presenciais (#winelover
hangouts), como em Champanhe, França, na foto acima, permitem que os participantes – pessoas que só se conhecem pelo
Facebook – possam realizar o principal objetivo do grupo: unir pela amizade pessoas de todo o mundo que compartilham paixão pelo vinho. E como
o grupo é grande, com mais de 20.000 associados, os encontros são frequentes e
em diversos países. As vezes apenas oito winelovers que têm blogues sobre
vinhos podem representar milhares de leitores dentro de um elevador, como na brincadeira
da foto abaixo.
Entre Fevereiro e Novembro de 2015 foram
realizados cerca de 20 encontros em cidades como Londres, Gangnam, Roma,
Marsala, Champagne, Paris, Estocolmo, Nova Iorque, Bucareste, São Paulo,
Vipavska, Bordeaux, Mosel, Boston, Lisboa e Viena. Como diz Luís Alberto, “Um encontro
#winelover é uma oportunidade incrível para descobrir novos vinhos e conhecer
pessoas que amam o vinho como você.” Na foto abaixo parte do grupo visitando vinhedos na região vinícola do vulcão Etna, na Sicilia.
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