Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A noticia com milhões de leitores no mundo: cientistas comprovam que vinho tinto inibe o crescimento de células de câncer de pulmão


Por Rogerio Ruschel (*)

Em outubro de 2014 In Vino Viajas publicou a matéria abaixo sobre uma pesquisa de canadenses comprovamndo que o vinho tinto inibe o crescimento de células de câncer de pulmão. Esta noticia foi publicada no mundo inteiro com grande audiência e apenas em um portal espanhol, o Vinetur, o artigo ultrapassou 1,61 milhões de visitantes. Mantenha-se informado, leia a informação abaixo, publicada em primeira mão aqui.

A uva sempre acompanhou  homem - e o vinho e a medicina sempre estiveram próximos. Papiros do Egito antigo e tábuas dos antigos Sumérios (cerca de 2200 a.C.) já traziam receitas baseadas em vinho, a mais antiga prescrição médica documentada. O grego Hipócrates (460-370 a.C.) considerado o pai da medicina, incorporou o vinho no tratamento da maioria das doenças agudas e crônicas e os filósofos Sócrates (470-399 a.C.) e Aristóteles (382-322 a.C.), que não eram médicos, recomendavam o vinho como um "um grande facilitador da alegria de viver".

Louis Pasteur (1822-1895) foto abaixo, o criador da primeira vacina contra a raiva e da pausterização – que evita que o leite, queijos e o vinho causem doenças - dizia que "O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiênica das bebidas."

Sabe-se que o vinho apresenta diversas substâncias antioxidantes em sua composição, mas os polifenóis - flavonóides, taninos, catecinas, resveratrol - são os mais estudados, veja o infográfico abaixo.

Já está comprovado por dezenas de pesquisas que o consumo moderado do vinho ajuda a memória, reduz o estresse emocional, reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade e até mesmo previne a cárie dentária. Pois agora cientistas descobriram que o vinho inibe o crescimento de células de câncer de pulmão. A uva tinta (abaixo, um cacho de uva brunello), é rica em resveratrol.

O feito foi de pesquisadores das Universidades de Brock e McMaster, de Ontário, Canadá, que publicaram em maio de 2014 na revistaCancer Cell International” um estudo mostrando evidências de que o vinho tinto tem fortes propriedades anticancerígenas por ser uma rica fonte de resveratrol. O câncer de pulmão é uma das mais graves doenças humanas, responsáveis ​​por mais de um milhão de mortes por ano em todo o mundo. Livros como o ilustrado abaixo vem documentando científicamente a relação do vinho com a medicina.
Baseado na documentação sobre as propriedades medicinais do vinho, a equipe decidiu medir o impacto de vinhos tintos e brancos em células com câncer de pulmão. Ambos os tipos de vinhos pararam a propagação do câncer, mas os tintos foram mais eficazes. Segundo Evangelia Litsa Tsiani (foto abaixo), professora associada de Ciências da Saúde da Comunidade da Universidade de Brock, e uma das autoras do relatório, "Nossa hipótese é que o conteúdo fenólico total, que é muito maior no vinho tinto, pode ser responsável por estes resultados".

O próximo passo é a realização de ensaios clínicos em ratos porque as evidências foram obtidas em células de câncer de pulmão em laboratório. "Nosso próximo passo é usar variadas doses de vinho correspondentes a um consumo moderado por seres humanos em ratos com tumor cangerígeno e avaliar os resultados. Se de fato verificarmos uma redução significativa no crescimento do tumor, então teremos uma forte evidência para justificar um estudo clínico em pacientes humanos com câncer." disse a pesquisadora. 
 
(*) Rogerio Ruschel  é jornalista, enófilo e acredita nas qualidades medicinais  do vinho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário