Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Apaixonados, correi: Brad Pitt e Angelina Jolie acabam de lançar a safra 2013 do romântico Miraval Rosé Vintage Provence


Por Rogerio Ruschel (*)
Brad Pitt e Angelina Jolie aproveitaram o Dia de São Valentim (14 de Fevereiro, dia dos Namorados em países europeus) para anunciar o lançamento da safra 2013 do badalado vinho Miraval Rosé produzido em seu castelo na Provence francesa.

O Rosé Miraval foi pensado para agradar especialmente as mulheres (que, creio eu, gostariam de ser a Angelina Jolie e estar no lugar dela vivendo com o Brad Pitt) e é feito a partir de um blend de uvas Grenache, Cinsault, Syrah e Rolle - todas gentis e suaves. Mesmo sendo apenas a segunda safra do vinho com a marca Pitt-Jolie, já se tornou um dos vinhos preferidos pelos artistas e é muito difícil conseguir – mas veja como no fim desta reportagem o caminho das pedras.

Miraval é o nome da residência de verão no sul da França adquirida pelo casal de atores em 2008 por 40 milhões de Euros. A propriedade é um chateau do século XVII que inclui um terreno com 500 hectares de vinhedos, florestas e oliveiras – dos quais cerca de 50 hectares são dedicados à produção de uvas para vinhos orgânicos (brancos, rosés e tintos) com a AOC Côtes de Provence. Veja abaixo algumas fotos.

O projeto vem sendo feito em sociedade com a familia Perrin, que também produz vinhos na Califórnia, Estados Unidos e é dona do Chateau de Beaucastel em Avignon, França, um dos produtores mais famosos de Chateauneuf-du-Pape, que todo mundo sabe, é um dos vinhos mais badalados do mundo.
De acordo com a revista britânica Decanter "Esta segunda vindima da família Perrin/Pitt/Jolie é especial desde o início, com uma cor rosa pálido, um aromático nariz floral, aromas perfumados suaves de rosas. Desde o primeiro gole se percebe  uma estrutura delicada que se aprofunda através do palato, com groselhas vermelhas, raspas de limão e framboesas silvestres, com sabor de erva fresca. Quem bebe tem uma boa sensação de poder com elegância, estrutura e acidez fresca, que dá persistência e mineralidade ao vinho, um acabamento delicioso." Veja abaixo parte do vinhedo e do galpão industrial.

Não sei se o vinho é tudo isso mesmo, ou se você vai conseguir identificar tantas sutilezas e maravilhas como os especialistas, mas pelo bafafá nos grupos de sommeliers da Europa parece que o vinho é realmente bom, além de muito bonito - na verdade, elegantésimo.

Quer provar ou brindar com as amigas? Como parte do lançamento, a partir de 7 fevereiro de 2014 uma quantidade limitada do Miraval Rosé safra 2013 foi colocada à venda no site do chateau mas quando escrevi esse post estava esgotado e eles pediam que você deixe uma mensagem para contato futuro -  veja em http://www.miraval-provence.com/ . No Brasil, o vinho rosé Miraval dos Jolie-Pitt é importado e distribuído pela World Wine e tem custado em torno de R$ 150,00 – mas o novo Miravel Rosé 2013 ainda não está disponivel e não sei quanto vai custar.


(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e gosta dos atores Brad Pitt e Angelina Jolie, mesmo sendo feitos, os coitados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário