Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Conheça a gigantesca “Mother Vine”, a mais antiga vinha da América do Norte, com 400 anos, e seu vinho doce de uvas Scuppernong

Por Rogerio Ruschel
Prezado leitor ou leitora, aqui no “In Vino Viajas” já escrevi sobre várias vinhas antigas – veja no fim desta matéria. Agora você vai conhecer uma vinha antiga, talvez a mais antiga ainda produzindo uvas, do Novo Mundo: a Mother Vine. Ninguém sabe ao certo as origens desta videira que pode ter ajudado a produzir vinho durante séculos, mas certamente ela merece toda a reverência que recebe.
Com uma idade estimada em 400 anos, acredita-se que a Videira Mãe (Mother Vine), localizada em Manteo, na Ilha Roanoke, na Carolina do Norte, seja a mais antiga videira da América do Norte, e que teria sido plantada por nativos americanos croatas ou colonos da Colônia Perdida. Alguns afirmam que é a "mãe" de todas as videiras para uvas Scuppernong, uma fruta típica do estado da Carolina do Norte.
A uva Scuppernong representa uma grande variedade de muscadine, uma espécie de uva nativa do sul dos Estados Unidos. O nome cientifico é Vitis rotundifolia. Tem várias sub-espécies, mas geralmente tem uma cor esverdeada ou bronze e é semelhante em aparência e textura a uma uva branca, mas é mais redonda e maior e desde o início foi conhecida como a 'grande uva branca', veja acima.
Pois esta videira produz uvas que fazem um vinho adocicado muito gostoso. Quando Jack e Estelle Wilson compraram a propriedade que abrigava a Mother Vine em 1957, seus galhos emaranhados ocupavam mais de 8.000 metros quadrados. Depois de apará-la para poder construir uma casa, a videira ainda ocupa hoje um terço do seu jardim em Manteo, estendendo-se por 9,5 metros por 36,7 metros – veja na foto da capa.

Para compensar a extensa redução inicial, o casal se tornou seu “guardador” . Hoje o casal está com mais de 80 anos, e costumam receber visitantes para ver a extensa rede de galhos, e permitem que seus vizinhos colham e comam suas uvas. Em 2005, eles permitiram que uma vinícola local plantasse mudas da videira original em seu vinhedo e fizessem o vinho Mother Vine, um vinho doce e levemente ácido - veja acima.
Esta não é a mais antiga videira do mundo, titulo que pertence a Old Vine de Maribor, Eslovênia, abaixo. Veja outras videiras antigas já destacadas pelo “In Vino Viajas”:
·      Conheça a Old Vine de Maribor, Eslovênia, a videira mais antiga do mundo, com 510 anos, que continua produzindo uvas, vinhos e turismo
·      A com 450 a 500 anos da Quinta do Louredo, Minho, Portugal, que não tem documentos comprobatórios da idade - http://www.invinoviajas.com/2015/09/conheca-videira-com-500-anos-da-quinta/
·      Conheça o vinhedo de Gers, no sudoeste da França, com 200 anos comprovados, que foi reconhecido como monumento histórico nacional - http://www.invinoviajas.com/2014/11/vinhedo-frances-de-200-anos-vira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário