Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Vindima deste verão na serra gaúcha, sul do Brasil, vai ter até produção de filme

Por Rogerio Ruschel (*)

A temporada da colheita da uva de 2015 no Vale dos Vinhedos, serra gaúcha, sul do Brasil – que deve ser feita entre janeiro até metade de março (retratada na foto de Gilmar Gomes, acima) – está cheia de atrações para os mais de 250 mil turistas esperados. Entre passeios, pique-niques, jantares noturnos, cantorias, pisa de uvas e muita gastronomia, os visitantes poderão se deparar com uma equipe de filmagem que prepara um documentário sobre a vindima.

O filme se chama “À sombra das Videiras”, e será rodado em janeiro e fevereiro na Linha Paulina, interior do município de Bento Gonçalves (foto acima, de Felipe Martini). O roteiro tem três elementos fundamentais: a chegada dos migrantes a Bento Gonçalves e a recepção por parte dos produtores – representados no documentário por três famílias de Bento Gonçalves; os dias de colheita e o desenrolar das refeições e conversas entre produtores e trabalhadores; e finalmente a despedida. O projeto é da Faculdade Cenecista, por meio do Núcleo Audiovisual Cenecista (NAC), e a ideia é mostrar os reflexos das migrações sazonais de trabalhadores e o contraste cultural entre empregados e pequenos produtores durante a colheita de uva. Abaixo um dos participantes do filme, Anelino Moro.
Este tipo de filme é muito adequado para uso na recepção a visitantes do enoturismo, no restante do ano. Assisti videos assim em alguns locais da Itália e Espanha, mas um deles foi excepcional e me marcou profundamente: era um video que apresentava 12 meses na vida e labuta de uma família de produtores de uva e vinho em Lavaux, Suíça – um belo e comovente documentário que assisti na grande loja Vinorama, o cartão postal dos vinhos suíços (saiba mais em http://www.lavaux-vinorama.ch )
O filme está sendo patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura e apoiado por produtoras, pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e Vinícola Aurora  e será produzido pela equipe do diretor Boca Migotto. Migotto tem experiência com o tema quando fez uma série de humor em cinco capítulos chamadaSapore dÍtalia”, em 2011 (da qual a foto acima faz parte) com filmagens na Italia (Roma, Padova, Vicenza e Veneza) e em Bento Gonçalves, para a RBS TV, emissora da Rede Globo no sul do pais que tem forte produção própria. Na foto abaixo, o diretor Migotto (sentado, com o chimarrão) dirige meu amigo o compositor e cantor Raul Elwanger (com o violão) em uma cena de gravação de outra série para a RBS TV sobre “Os Exilados”.
Mesmo que você não seja um dos artistas do filme, será tratado como um rei ou rainha, porque os gaúchos recebem muito bem os visitantes. Veja aqui no In Vino Viajas outras atrações da Vindima 2015. Basta digitar serra gaúcha no espaço de Procurar, em branco, logo abaixo da barra vermelha com o nome do blog.

(*) Rogerio Ruschel, editor do In Vino Viajas, é gaucho e mesmo morando em São Paulo receberá muito bem os visitantes a este blogue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário