Por Rogerio Ruschel
Meu caro amigo ou amiga, produtos
que tem uma identidade territorial agregam forte valor econômico ao produto, ao
produtor, ao consumidor e ao território. Mas vão além disso: também tem impacto
social positivo porque mantém as novas gerações no campo e geram cadeias
produtivas de base local mais sustentáveis. Ou seja: valorizar produtos “do
lugar”, caipiras, com ou sem uma identidade territorial já formalizada (como
Identidade Geográfica ou Denominação de Origem), é tudo de bom. E mais do isso,
é estratégico: é o que o Brasil precisa para enfrentar a concorrência dos
produtos similares que vão invadir nossas prateleiras com preços cada vez mais
baixos por conta do Acordo Mercosul e União Europeia.
Por isso com dois parceiros
estratégicos e experientes do mundo digital, através do In Vino Viajas estou lançando
o projeto Tesouros no Fundo do
Quintal – TNFDQ. São eles a Agência
Digital Sopa.ag, um núcleo efervescente de jovens talentos com 10 anos de
experiência em Estratégias de Social Media, E-commerce,
Marketing de Conteúdo e Campanhas de Mídia que também já opera em Portugal; e a
Umbrella Production, uma produtora de fotos, filmes
e vídeos nascida em Dublin, Irlanda, e que desde 2013 também opera no Brasil. Na
foto abaixo, Luke, Diego e eu.Com Tesouros no Fundo do Quintal, o Brasil ganha o primeiro projeto integrado de comunicação & marketing para valorizar produtos autênticos, que carregam em sua alma os valores de um território ou comunidade. O projeto começa com um Canal YouTube e perfis no Instagram e Facebook; futuramente planejamos transbordar.
Em vídeos divertidos e atraentes, fotos, reportagens e podcasts, vamos mostrar a importância dos tesouros que as pessoas tem no seu “quintal” mas que nem sempre percebem seu verdadeiro valor. Vamos falar de frutas, bebidas, locais, músicas, pessoas, conhecimentos e heranças culturais, de patrimônios tangíveis e intangíveis. Vamos lembrar aos brasileiros o valor de sua (nossa) cultura e herança, romper a inércia de achar que produtos importados são sempre melhores; vamos levantar bandeiras e propor mudanças de atitude em relação a isso.
Essa vontade de nadar contra a correnteza dos
produtos commodities e similares é uma das coisas que atraiu a Agência Sopa.ag
para o projeto. Como ressalta Diego Campos, CEO, “com este projeto vamos
reforçar a visão que percebemos para nossa atividade com conteúdos: networks
empoderam, viabilizam e potencializam causas que lutam por um ideal – é isso o
que Tesouros no Fundo do Quintal vai fazer".
Tesouros no Fundo do Quintal terá um vídeo novo por semana no Canal
YouTube. 11 deles já foram gravados em três sessões, abordando produtos do
terroir da Bahia, o Cambuci, Mercado Ver-o-Peso, bananas criativas, filó
italiano, vinho dos mortos de Portugal e até mesmo a muvuca dos indios Ikpeng
do Xingu. Luke Martins, Diretor da Umbrella MP procura colocar ordem no caos
criativo que o projeto vem provocando, mesmo antes de entrar no ar: “Vamos
definir uma rotina de processos criativos e análise estratégica para entender o
presente e nos planejarmos para o futuro. Esse processo envolverá todas as pessoas
que tem parte no projeto, inclusive você como apresentador. Faremos tudo
coletiva e colaborativamente.”
Para mim, que há sete anos pesquiso
e publico estas histórias no “In Vino Viajas”, é uma evolução natural do
respeito que tenho pelos leitores que preferem produtos com personalidade e
identidade; produtos mais saudáveis e menos industrializados, socialmente
valiosos e ambientalmente honestos. Quero que eles conheçam os agroalimentos
produzidos pelos 22 milhões de produtores da agricultura familiar do Brasil, produtos
geralmente tão bons quanto seus concorrentes da França, Itália, Alemanha e
Espanha, mas com menor valor comercial.
Entendo que mobilizando
potenciais consumidores e assim apoiar produtores e fabricantes destes produtos
vamos mudar a economia de hoje no Brasil e melhorar a perspectiva do amanhã.
Convido você a compartilhar comigo esta ideia.
Visite agora Tesouros no Fundo do Quintal, basta clicar em https://www.youtube.com/channel/UCc4c2FU6Z88_XU_2I2lFbmA/featured
Nenhum comentário:
Postar um comentário