Por Rogerio Ruschel
Prezado amigo ou amiga, no mundo dos vinhos as citações, prêmios e destaques valem dinheiro, muito dinheiro, porque a percepção de valor de um vinho está fundamentada parcialmente em aspectos tangíveis (aroma, gosto, cor, safra, uvas, retrogosto, qualidade como produto) e outra parte em aspectos intangíveis como origem, marca, terroir, “fama” do enólogo e imagem construída da vinícola.
Mas como nós sabemos, a imagem construída não necessariamente reflete o valor de um vinho, quer dizer, os aspectos tangíveis podem ser mais definitivos do que os intangíveis, como o mundo descobriu a partir do histórico “Paris Wine Tasting” ou “O Julgamento de Paris”, no dia 24 de maio de 1976. Nesta data Steven Spurrier, um comerciante de vinhos da Inglaterra convidou juízes franceses para fazerem duas degustações às cegas em Paris; uma para avaliar vinhos Chardonnays de qualidade superior franceses e norte-americanos e outra para comparar vinhos tintos - vinhos de Bordeaux, da França contra vinhos Cabernet Sauvignon da Califórnia. Pois mesmo com juízes franceses, os vinhos californianos ganharam dos franceses. Então lembre-se: nem só de fama se sustenta o preço de um vinho.
Semana passada foi divulgado o ranking “As Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo” da revista Drinks International. Esta lista é feita a partir de pesquisas realizadas entre profissionais internacionais do setor (Masters of Wine, jornalistas e escritores do vinho, consultores, enólogos, importadores, sommeliers ...) de 48 países, que são convidados a votar nas marcas de vinho que mais admiram, com base em aspectos como qualidade, autenticidade e imagem de marca. Cada um deles deve escolher e avaliar seis marcas de vinho com as quais não tem ligação.
A espanhola Familia Torres foi eleita este ano a marca de vinhos mais admirada do mundo. Torres já havia liderado a classificação em anos anteriores. Catena, da Argentina, primeira no ano passado, está em segundo lugar, enquanto outra espanhola, Vega Sicilia, está em terceiro.
Seguem-se o australiano Henschke, que ocupa a quarta posição, e Concha y Toro, que está na quinta posição. Por países, a França lidera o ranking com 12 marcas entre as mais admiradas do mundo, seguida da Espanha com 8 marcas. Em seguida estão a Itália e o Chile com 6 e 5 marcas, respectivamente. Austrália, EUA e Nova Zelândia colocam 4 marcas cada. Brasileiros, meu caro amigo ou amiga, ainda não. Quem sabe em breve...
Veja a seguir a lista das marcas de vinho mais admiradas do planeta segundo a revista Drinks International:
1 Família Torres – Espanha (terceiro lugar em 2020)
2 Catena – Argentina (primeiro lugar em 2020)
3 Vega Sicilia - Espanha (nono lugar em 2020)
4 Henschke - Austrália (18o.lugar na lista em 2020)
5 Concha y Toro - Chile (quinto lugar em 2020)
6 Penfolds - Austrália (segundo lugar em 2020)
7 Domaine de la Romanée-Conti - França
8 CVNE - Espanha (niova na lista)
9 Antinori - Itália (sexto lugar em 2020)
10 Château Musar - Líbano
11 E. Guigal - França
12 Château Lafite - França
13 Errazuriz - Chile
14 Felton Road - Nova Zelândia
15 Villa Maria - Nova Zelândia
16 Yalumba - Austrália
17 Planet - Itália
18 Château Cheval Blanc - França
19 M. Chapoutier - França
20 Château d'Yquem - França
21 Ridge - Estados Unidos
22 Symington - Portugal
23 Château Petrus - França
24 Frescobaldi - Itália
25 Château Palmer - França
26 Gaja - Itália
27 Montes - Chile
28 Cone Sul - Chile
29 Jackson Family Wines - Estados Unidos
30 Craggy Range - Nova Zelândia
31 Château Margaux - França
32 Campo Viejo - Espanha
33 Château Haut-Brion - França
34 Nederburg - África do Sul
35 Château Mouton-Rothschild - França
36 Bruce Jack - África do Sul
37 Bodegas Abadal - Espanha
38 Esporão - Portugal
39 Gallo Family Vineyards - Estados Unidos
40 Sassicaia - Itália
41 Louis Latour - França
42 McGuigan - Austrália
43 Ramón Bilbao - Espanha
44 Oyster Bay - Nova Zelândia
45 Royal Tokaji - Hungria 46 Beringer - Estados Unidos
47 Raventós Cordoníu - Espanha
48 Santa Rita - Chile 49 Tignanello - Itália
50 La Rioja Alta - Espanha
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