quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Governo espanhol investe 26 milhões de Reais para promover alimentos da agricultura familiar no mercado externo

 


Por Rogerio Ruschel


Em setembro passado o governo da Espanha iniciou a campanha “Spain Food Nation”, um esforço promocional para promover e dar maior visibilidade aos alimentos espanhóis, principalmente azeitonas, azeite e vinho, que estão entre os produtos mais afetados pela crise da COVID-19 ou pelas tarifas impostas pelo governo norte-americano.

Os Ministérios da Agricultura, Pesca e Alimentação e Indústria, Comércio e Turismo da Espanha se uniram em um acordo de 4 milhões de Euros para a realização de uma campanha promocional em cerca de vinte mercados internacionais para fortalecer a imagem externa do setor agroalimentar espanhol. O Brasil não é um dos alvos.

A campanha “Spain Food Nation” destaca a qualidade e excelência dos alimentos espanhóis e fornece aos agentes de mercado todas as informações necessárias para promover a comercialização internacional dos alimentos espanhóis.
Coordenada pelo ICEX (A cacex dos espanhóis), a campanha que começa esta semana e terá diferentes ações até junho de 2021, desenvolve a imagem da Espanha como um país que alimenta com segurança a Europa e o mundo.

 

Focado na promoção da azeitona e do azeite, do vinho ou do peixe, a campanha terá ainda atividades de destaque na qualidade diferenciada das carnes e produtos curados, frutas e legumes, vinagre, açafrão e outras especiarias espanholas. Será feita uma referência especial à sustentabilidade ambiental do país com a maior produção orgânica do mundo, à segurança alimentar dos produtos e à inovação aplicada à produção agroalimentar.

Além disso, serão destacados os valores empresariais do setor agroalimentar, revelados durante a crise da saúde. Valores que – segundo eles mesmos - têm estado evidentes no esforço que tem feito para garantir o corredor alimentar que tem assegurado o abastecimento na Espanha, na Europa e no resto do mercado externo, bem como na diversificação da sua produção em um momento de alta demanda global.

 

A campanha é dirigida a profissionais e consumidores de alto poder aquisitivo e terá como foco a geração de conteúdo para mídia internacional de grande prestígio (geral, estilo de vida e especializada) e a organização de eventos de relações públicas.


Os mercados onde a comunicação será mais intensa são Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Cingapura, China, Hong Kong e Coréia do Sul; seguido pela Suíça, Rússia, Holanda, países nórdicos, Irlanda, Taiwan e Oriente Médio. Para além da campanha publicitária, serão produzidos seis documentários para o canal de televisão Euronews, com veiculação em toda a sua plataforma digital, que transmite em 12 línguas e tem presença e alcance em 40 países de quatro continentes: Europa, América, África e na Ásia.

Também haverá ações em eventos organizados pelo ICEX, como o Foods from Spain Middle East and Southeastern Asia Tour, que será realizado no Vietnã, Indonésia, Malásia e Catar; Eat Spain, Drink Spain, no Reino Unido; as feiras de importadores Open Day 2020 Spanish Food & Wine Showroom, na China; ou a Semana do Vinho Espanhola, na Irlanda.

Pois é, meu caro leitor, é assim que se apoia a produção e venda de alimentos locais, pequenos, com identidade e orgiem. Tenho certeza que um dia o Brasil vai estar fazendo ainda melhor que os europeus.

Saiba mais sobre a Espanha em http://www.invinoviajas.com/?s=espanha

 


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