Por Rogerio Ruschel
EXCLUSIVO – Entrevista
exclusiva com Sandra Carvão, Diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade
da Organização Mundial do Turismo (OMT)
Prezado amigo ou amiga, a cada dia fica mais claro que
a atividade de Enoturismo tem demonstrado grande capacidade de modernizar e transformar
comunidades rurais estagnadas e criar empregos fora dos centros urbanos. E este foi
o tema da 4ª Conferência Mundial de
Enoturismo realizada no Vale de Colchagua, Chile, entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2019 pela
Organização Mundial de Turismo (OMT) e pelo Governo do Chile.
O enoturismo reúne participantes dos setores
vitivinícola, turístico e cultural e por
esta razão no evento foi anunciada uma linha de cooperação entre a Organização
Mundial do Turismo e a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, reiterada
nesta entrevista exclusiva de “In Vino Viajas” com a Diretora de Inteligência
de Mercado e Competitividade da OMT, Sandra Carvão.
Sandra Carvão é formada em Relações
Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade
Técnica de Lisboa e pós-graduada em Marketing pela Universidade Complutense de
Madri. Antes de ingressar na OMT em 2003, Sandra foi gerente de mercado na
Turismo de Portugal em Lisboa. Na OMT foi Chefe de Comunicações e Publicações
por 8 anos e atualmente é Diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade
do Turismo. Com a palavra, Sandra Carvão.
R. Ruschel -
A quarta edição da Conferência Mundial sobre Enoturismo focou-se na
capacidade do setor para transformar as comunidades rurais, construir economias
e criar empregos fora dos centros urbanos. Quais são os principais indicadores disponíveis sobre estes temas?
Sandra Carvão - O Enoturismo
tem um potencial enorme para o desenvolvimento das comunidades locais. Para
tal, segundo as conclusões da Conferencia do Chile, que se dedicou ao tema da
co-criação de experiências em enoturismo, é essencial criar modelos de
cooperação publico/privados a nivel local, investir na formação das comunidades
locais e criar oportunidades para que estas se integrem na cadeia de valor do
turismo. Por exemplo, trabalhando para que pequenos produtores de produtos
locais sejam parte da oferta de enoturismo.
R.Ruschel -
Qual será o foco da quinta edição da Conferência Mundial, em Reguengos
de Monsaraz?
Sandra Carvão - O tema da Conferencia de 2020 em Portugal será
Enoturismo e Desenvolvimento Rural. (Perguntei a José Calixto - na foto abaixo
com Sandra Carvão - o Prefeito de Reguengos de Monsaraz e Presidente da Rede
Europeia de Cidades dio Vinho, sobre este tema e ele reitera: “Reguengos
de Monsaraz acolhe em 2020 a 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo da OMT com
enorme honra e considerando ser este um momento histórico para a projecção do
Enoturismo de Reguengos de Monsaraz e do Alentejo no Mundo. A estratégia de
promoção global do nosso território assentea nos valores da nossa ruralidade,
pois são esses valores que nos distinguem. “)
R. Ruschel - Uma das conclusões da 4a.
Conferência Mundial de Turismo
Enológico foi ”Criar modelos fortes e estáveis de governança:
público + privado + comunidade”. Como isso é possivel na prática?
Sandra Carvão - É possivel a nível local, onde é essencial promover
formas de associação onde todos possam estar representados.
R. Ruschel -
Outra das conclusões foi
”Cooperação internacional - App de rotas do mundo, observatório de turismo”. Como
isso pode ou deve se realizar?
Sandra Carvão - A Conferência colocou em destaque que ainda existe
muita falta de informação e deu nascimento a uma linha de cooperação entre a
OMT e a Organização Internacional da Vinha e do Vinho para trabalhar o tema de
datos e tendências.
R. Ruschel -
De que maneira a OMT poderia ampliar o compartilhamento da experiência e
o alto perfil promocional da vitivinicultura e do Enoturismo de Sonoma County
apresentado no evento do Chile, para outras regiões em desenvolvimento?
Sandra Carvão - Todas as apresentações estão
disponiveis na pagina da OMT https://www.unwto.org/4th-unwto-global-conference-wine-tourism
R. Ruschel - Profissionais de turismo na
atividade vitivinícola: a OMT possui dados ou estimativas do número de pessoas
empregadas permanentemente na área de Enoturismo na Europa ou qualquer outra
região? E de pessoas que trabalham transitoriamente na área de turismo?
Sandra
Carvão - Como referido
anteriormente esta é uma das áreas onde há muito por fazer e esperamos que nos próximos anos possamos
contar com alguns dados globais da atividade.
R. Ruschel -
A OMT considera o Turismo Enológico como um sub-tipo do Turismo
Gastronômico. Esta mesma consideração abrange também o turismo realizado motivado
por outros produtos agroalimentares com identidade como queijos, azeites,
carnes, temperos, chás, frutas, embutidos, etc.? Este tipo de turismo já é relevante?
Sandra Carvão - Sim, totalmente; todos os produtos
são a essência do Turismo Gastronômico mas cada vez mais com um espaço próprio.
No caso do enoturismo tem um espaço próprio muito destacado.
R. Ruschel -
As viagens internacionais devem chegar a 1,8 bilhão em 2030, segundo as
projeções da OMT. Como o turismo pode ser sustentável com uma mobilização deste
porte?
Sandra Carvão - O Turismo é hoje um dos sectores
mais importantes a nivel global em termos de desenvolvimento e criação de
emprego, e que tem crescido imenso nos ultimos anos. Para maximizar estes
beneficios temos que trabalhar para medir melhor o impacto social e ambiental
do sector (nesta área a OMT desenvolve Observatorios de Turismo Sustentável a
nivel mundial nos destinos), investir em políticas de apoio a esta agenda que beneficie
as empresas que apostam pelo turismo sustentável por exemplo. Vemos que os
consumidores são os que mais pedem esta mudança e todo o sector tem de se
adaptar.
R. Ruschel -
Quais as políticas públicas de turismo implantadas pelo governo
brasileiro poderiam ser compartilhadas como modelares pela OMT?
Sandra Carvão - Temos vistos muitos avanços
exemplares como a política de vistos, a aposta na tecnologia e digitalização e
no turismo gastronômico, áreas nas quais a OMT esta a trabalhar com o Ministério
do Turismo.
R. Ruschel - Dentre as atividades do
Departamento de
Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, quais as tarefas que tem
exigido mais dedicação e investimento?
Sandra Carvão - Temas como a medição do turismo
mundial ou a criação de guias e recomendações para o desenvolvimento do turismo
urbano e a adequada gestão dos fluxos de turismo nas cidades onde o turismo tem
um papel cada vez mais relevante.
Saiba mais sobre a 4ª Conferência Mundial de Enoturismo em http://www.invinoviajas.com/2019/12/4a-conferencia/