quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

“Com vinho, surf e alegria, o Alentejo, em Portugal, é a California da Europa – mas mais econômica!” informa entusiasmado o jornal New York Post


Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, não me canso de repetir: Portugal em geral e o Alentejo (foto acima), Algarve, Lisboa e o Douro em particular, tem sido destaques como destinos turísticos na imprensa internacional. Entre outros destaques, o Alentejo foi tema de reportagens no canal CNN, que elegeu a região como uma das 15 melhores rotas de vinhos do mundo; do portal americano MSN, que considerou a região de Reguengos de Monsaraz como um dos oito locais mais românticos do planeta; e ainda o jornal ingles Financial Times, que dedicou três paginas à região. Nos últimos 90 dias o Alentejo esteve em alta nos Estados Unidos, onde foi tema de entusiasmadas reportagens no New York Post e na revista National Geographic. Veja abaixo.

O New York Post destacou a região através do título “Surf-and-wine-happy Portugal is the California of Europe – but cheap!, que em uma tradução livre e contextualizada pode ser entendida como “Com vinho, surf e alegria, o Alentejo em Portugal é a California da Europa – mas mais econômica!”. O jornalista diz que é difícil não se apaixonar pelo Alentejo com suas cidades históricas como Évora, Elvas e o Castelo de Monsaraz (foto abaixo), vinícolas diferentes, seus queijos de ovelha, a sua paisagem marcada por oliveiras, sobreiros e vinhas, e elegeu o hotel São Lourenço do Barrocal (segunda foto abaixo) como um dos expoentes máximos do destino.
Não quero ser repetitivo, mas eu venho dizendo a mesma coisa sobre o Alentejo em diversos artigos, e fui um dos primeiros jornalistas a apresentar o hotel São Lourenço do Barrocal, porque visitei-o pouco antes da inauguração, em março de 2016, quando tive como guia o proprietário, José António Uva, representante da oitava geração da família proprietária da fazenda onde está o hotel. Veja aqui a reportagem: Conheça o Barrocal, o hotel 5 estrelas localizado entre duas das maiores atrações do Alentejo, ao lado do maior lago artificial da Europa e abaixo do céu mais limpo do mundo - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2016/03/portugal-inaugura-hotel-5-estrelas.html
Já a National Geographic coloca o Alentejo entre os sete melhores lugares no mundo para observação de estrelas (stargazing). Os projetos de astroturismo que se desenvolvem em torno do Lago Alqueva e do primeiro sitio de turismo astronômico certificado do mundo, o Dark Sky Alqueva (fotos acima). Outras atrações são a variada oferta de opções de turismo rural, apontadas como fatores diferenciadores do destino. Novamente, meu caro leitor, não quero me exibir, mas uma das minhas reportagens sobre o Alentejo foi exatamente sobre o Dark Sky, veja aqui: Conheça Dark Sky Alqueva, o primeiro sitio de turismo astronômico certificado do mundo, nos campos do Alentejo, Portugal, em 15 belas fotos de Manuel Claro  - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2015/12/conheca-dark-sky-alqueva-o-primeiro.html

Segundo Vitor Silva, presidente, a “A Agência de Promoção Turística do Alentejo tem vindo a apostar numa política de promoção internacional do destino assente no convite e organização de inúmeras ‘press trips’, não só em meios mais especializados e ligados a temáticas como o turismo ativo ou de natureza, como também em midias generalistas”.

Pois é, não me canso de propor, mas aí vai de novo: um brinde ao Alentejo

(*) Rogerio Ruschel é editor de in Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil, mas poderia ser de Évora, Alentejo, Portugal.



 

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