Por Rogerio Ruschel (*)
O New York Post destacou a região
através do título “Surf-and-wine-happy Portugal is the California of Europe –
but cheap!, que em uma tradução livre e contextualizada pode ser entendida como
“Com vinho, surf e alegria, o Alentejo em Portugal é a California da Europa –
mas mais econômica!”. O jornalista diz que é difícil não se apaixonar pelo
Alentejo com suas cidades históricas como Évora, Elvas e o Castelo de Monsaraz
(foto abaixo), vinícolas diferentes, seus queijos de ovelha, a sua paisagem marcada por oliveiras,
sobreiros e vinhas, e elegeu o hotel São Lourenço do Barrocal (segunda foto abaixo)
como um dos expoentes máximos do destino.
Não quero ser repetitivo, mas eu
venho dizendo a mesma coisa sobre o Alentejo em diversos artigos, e fui um dos
primeiros jornalistas a apresentar o hotel São Lourenço do Barrocal, porque
visitei-o pouco antes da inauguração, em março de 2016, quando tive como guia o
proprietário, José António Uva, representante da oitava geração da família proprietária da fazenda onde está o hotel. Veja aqui a
reportagem: Conheça o Barrocal, o hotel 5 estrelas localizado entre duas das
maiores atrações do Alentejo, ao lado do maior lago artificial da Europa e
abaixo do céu mais limpo do mundo - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2016/03/portugal-inaugura-hotel-5-estrelas.htmlJá a National Geographic coloca o Alentejo entre os sete melhores lugares no mundo para observação de estrelas (stargazing). Os projetos de astroturismo que se desenvolvem em torno do Lago Alqueva e do primeiro sitio de turismo astronômico certificado do mundo, o Dark Sky Alqueva (fotos acima). Outras atrações são a variada oferta de opções de turismo rural, apontadas como fatores diferenciadores do destino. Novamente, meu caro leitor, não quero me exibir, mas uma das minhas reportagens sobre o Alentejo foi exatamente sobre o Dark Sky, veja aqui: Conheça Dark Sky Alqueva, o primeiro sitio de turismo astronômico certificado do mundo, nos campos do Alentejo, Portugal, em 15 belas fotos de Manuel Claro - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2015/12/conheca-dark-sky-alqueva-o-primeiro.html
Segundo
Vitor Silva, presidente, a “A Agência de Promoção Turística do Alentejo tem
vindo a apostar numa política de promoção internacional do destino assente no
convite e organização de inúmeras ‘press trips’, não só em meios mais
especializados e ligados a temáticas como o turismo ativo ou de natureza, como
também em midias generalistas”.
Pois é, não
me canso de propor, mas aí vai de novo: um brinde ao Alentejo
(*) Rogerio
Ruschel é editor de in Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil, mas poderia
ser de Évora, Alentejo, Portugal.
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