terça-feira, 16 de agosto de 2016

Atletas francesas e seus queijos prediletos: chega a São Paulo a exposição que fez sucesso na Europa e na Ásia e conquistou o apoio de Michelle Obama em NY


Por Rogerio Ruschel (*)
Minha estimada leitora, agende-se para não perder dois eventos que relacionam o sabor e a elegância dos queijos franceses com o charme e a independência das mulheres. Atletas francesas de alto desempenho – quatro delas participando das Olimipiadas 2016 no Rio de Janeiro – são as estrelas de uma exposição fotográfica que chega a São Paulo em setembro juntamente com uma grande degustação “première classe” de queijos franceses.
Vou explicar. Desde 2013 o CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitière ou, em português, Centro Nacional da Economia Leiteira) e a União Europeia trabalham em conjunto para aumentar a conscientização, interesse e demanda pelos queijos de origem francesa em todo o mundo. Os franceses tem um objetivo óbvio e simples: criar uma identidade altamente reconhecida para os queijos franceses, para reforçar sua posição como um grupo único na categoria de queijos especiais. Coisa de produtores inteligentes de primeiro mundo – e que fazem isso com marketing de primeira classe.
Em conjunto com a agência especializada Sopexa, a campanha “Abra Seu Paladar” do CNIEL chega a São Paulo realizando nos dias 23 e 24 de setembro no Morumbi Shopping uma Pop-Up Store inteiramente dedicada aos queijos da Europa, onde variedades como o Brie, o Camembert e o Emmental, mais conhecidos, serão apresentadas juntamente com o Brillat-Savarin, o Comté, o Coulommiers, o Mimolette, o Pont l’Evêque e o Roquefort. Os visitantes poderão degustar seus queijos preferidos, expostos em parceria com o Emporium Dinis.
A exposição apresenta fotos de atletas francesas reconhecidas como personalidades esportivas, mulheres atuantes que querem demonstrar que é possível harmonizar o charme, o sabor e a elegância dos queijos franceses com a vida moderna de mulheres ativas, com glamour e liberdade; algumas delas você está vendo aqui. A mensagem vai direto ao ponto: sim, é possível saborear queijos deliciosos e manter um estilo de vida saudável…
A exposição fez sucesso na Europa e na Asia e quando passou pelos Estados Unidos (Los Angeles e Nova Iorque) recebeu o apoio incondicional de Michelle Obama que aproveitou a presença dos produtos franceses para - digamos assim - incentivar os produtores norte-americanos a produzirem queijos mais saudáveis. Como se sabe, desde que o marido chegou à Casa Branca, a primeira dama vem comandando uma campanha para melhorar alimentos reduzindo gorduras e diminuindo o sódio dos alimentos.

As atletas-modelo fazem parte do grupo "Mounia e as meninas dos queijos", criado por Mounia Briya (a loira na foto acima), dona do restaurante Les Portes e pelo jornalista Olivier Malnuit; os fotógrafos são Sophie Carre e Vincent Lappartient, com uma extensa experiência com fotos de moda, como das coleções da Dior.

Quatro das 18 atletas-modelo estão participando das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro: Clarisse Agbegnenou, que ganhou a medalha de prata no judô semana passada; Elodie Clouvel (pentatlo moderno), Sarah Ourahmoune (Boxe) e Manon Valentino (BMX).

Entre as demais atletas estão Muriel Hurtis (Atletismo), Nathalie Péchalat (Patinação Artística), Manon Valentino (BMX), Camille Serme (Squash), Emmeline Ndongue-Jouanin (Basquete), Marie-Alice Yahé (Rugby), Cléopâtre Darleux e Nodjialem Myaro (Handball), Isabelle Sévérino (Ginástica), Victoria Ravva (Vôlei), Mélanie Plat & Delphine Garcia-Dubois (Equitação), Elodie Clouvel (Pentatlo) e Sarah Ourahmoune (Boxe).
A associação das atletas com os queijos nasceu da constatação do perfil dos consumidores preferenciais de queijos franceses de qualidade: pessoas jovens, de ambiente urbano, com hábitos cosmopolitas e motivadas por experiências que reúnem prazer, sofisticação e originalidade, composto principalmente por mulheres que buscam associar momentos de sabor e qualidade a sua alimentação.

Simples assim, inteligente assim. 
Agende-se: dias 23 e 24 de setembro o Pop-Up Store da campanha “Abra Seu Paladar” no Morumbi Shopping, em São Paulo.

(*) Rogerio Ruschel é editor de in Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil, e gosta de queijos e de filles à fromages  


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