Se você entrar em alguns bares de
vinho parisienses mais moderninhos, vai poder ver uma
versão moderna das pin-ups dos anos
20 e 30 dos Estados Unidos ou daquele filme “As garotas do calendário”. No caso
serão “os amantes de vinhos do calendário”. Explico: franceses brincalhões
fizeram um calendário de parede com modelos nus - no qual os ”modelos” são
proprietários de vinhedos, enólogos ou simplesmente funcionários de vinícolas.
A brincadeira, é claro, virou um enorme sucesso.
Os
participantes são pessoas conhecidas de Beaujolais – ou quase todos. A ideia
foi do enólogo Mathieu Lapierre, sócio
da Domaine Marcel Lapierre,
de Morgon, Beaujolais, França, vinícola conhecida por produzir vinhos mais sustentáveis, sem aditivos
químicos, que comemorou sua colheita
de 2013 com a publicação de um calendário
de colhedores de uvas pelados. "A idéia surgiu
numa noite enquanto bebíamos e
conversávamos sobre bebidas", explica o enólogo Lapierre – aliás
Ele diz que é bastante comum que as vinícolas organizem algum tipo de projeto para documentar a colheita. "Tínhamos feito sessões de fotos durante as colheitas antes, mas sempre tinha sido para fins mais documentais do que artísticos." disse Lapierre.
Quem fez as fotos foi o fotógrafo Michal Plantaznik, um sujeito da Eslováquia que
estava em Beaujolais para ajudar na colheita. "Começamos
como uma brincadeira", diz ele. "Eu
havia participado de um projeto semelhante durante a
minha estadia na França como
voluntário, sem fins lucrativos, e
fiquei agradavelmente surpreso porque o retorno foi
muito positivo por parte dos participantes. Então eu sugeri a Lapierre fazer fotos
mais organizadas, durante a colheita,
e transformá-las em um calendário".
Plantaznik usou a luz disponível, sem outros
recursos técnicos, e as fotos foram feitas em momentos “roubados”
entre trabalho, as refeições e o pôr do sol. "No
começo eu estava preocupado de que
não seria capaz de preencher todos
os 12 meses do calendário com
fotos. Mas, quando meus
companheiros de colheita viram as
fotos em andamento, cada vez mais apareceram candidatos
voluntários para posar. No final, eu tinha tantos participantes que tivemos que fazer o calendário para 2014/2015 para que pudesse caber todo mundo", disse Plantaznik.
No início apenas 100 cópias foram feitas e dadas como presente, diz
Lapierre, "para amigos na confidencialidade."
Mas a coisa se espalhou e a vinícola Vendanges Chez M. Lapierre publicou
mais exemplares e pendurou os calendários nas paredes de seus estabelecimentos,
em alguns locais públicos, e em alguns bares de vinhos de amigos em Paris.
Faço um
brinde a isso!
Para ver outra vindima nua, acesse - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/03/pastor-religioso-produtor-de-vinho-na.html
Registro de um recorde
Meu
estimado leitor ou leitora. Gostaria de fazer um registro aqui, porque esta é
uma das pequenas alegrias de um jornalista que edita um blogue sem fins
lucrativos, apenas pelo prazer de ver seus leitores felizes. Trata-se do impressionante
crescimento deste blogue, que muito me orgulha.
Em apenas 24
horas este post sobre o calendário feito na região de Beaujolais recebeu 1.650
visitantes únicos (veja foto abaixo). Isso significa o impressionante número de
1,07 acessos por minuto, durante 24 horas seguidas, inclusive durante a
madrugada do Hemisfério Sul, no qual o contador está registrado (hora de
Brasilia)!
Mas outros
posts também continuaram sendo acessados normalmente e o total de páginas
acessadas no blogue neste período de 24 horas foi de 2.380 - o que dá um acesso
a cada 48 segundos! E veja outro indicador de sucesso: além disso, este post
com os peladões de Beaujolais atraiu leitores de 4 novos países: Argelia, Albânia, Principado de Liechtenstein e Estonia. Agora
In Vino Viajas tem leitores registrados em 102 paises e é, de fato, o mais internacional blogue
brasileiro do ramo.
Este post
vai continuar sendo acessado enquanto estiver no blogue e pode até alcançar
outros posts que também são campeões de acesso, como dois sobre turismo na
Sicilia (que juntos tem mais de 18.000 acessos) e um fantástico resumo da vida
de Ferran Adriá – veja abaixo os números de acesso dos 5 posts mais acessados
em 5 de outubro de 2014 (estes números podem não estar atualizados).
Recentemente (setembro, 2014) In Vino Viajas, um blogue com foco em Enoturismo, Cultura do Vinho e Turismo de Qualidade, consolidou-se como o 10o. site sobre vinhos mais visitado do Brasil pelo ranking EnoEventos/Alexa – veja detalhes aqui: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/09/fazendo-conteudo-de-qualidade-in-vino.html .
Recentemente (setembro, 2014) In Vino Viajas, um blogue com foco em Enoturismo, Cultura do Vinho e Turismo de Qualidade, consolidou-se como o 10o. site sobre vinhos mais visitado do Brasil pelo ranking EnoEventos/Alexa – veja detalhes aqui: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/09/fazendo-conteudo-de-qualidade-in-vino.html .
Pelos dados de acesso identificados por este ranking – que, diga-se de passagem, podem ser publicamente verificados no site do Alexa.com a qualquer momento, em http://www.alexa.com/ – este volume de acessos ao In Vino Viajas em apenas um dia podem ser maiores do que o número de visitantes em um mes inteiro em alguns dos sites de grandes vinicolas brasileiras.
(*) Texto Rogerio Ruschel, com dados e fotos do Portal Punch
Naturebas!
ResponderExcluirNaturebas, Vick e Luly. grato pela visita, bjs
ExcluirParabéns pelo trabalho desenvolvido. Sempre leio o seu blog e realmente é um dos melhores do segmento.
ResponderExcluirObrigado, Rogerio.
ExcluirVinho é cultura e arte
ResponderExcluirÉ mesmo, Vit Dd
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