quarta-feira, 22 de setembro de 2021

California lança espumante em garrafa com formato de pênis, especial para despedidas de solteiras


Por Rogerio Ruschel

 

Prezada amiga, esta mensagem é especial para você que gosta de vinho e de alegria com suas amigas. Ou muito criativo. Agora você pode comprar um espumante em uma garrafa no formato de um pênis – e um grande pênis, diga-se de passagem. Pois é, dois malucos criaram o produto especialmente para amigas se divertirem em festas de despedida de solteira!!!

 

No mundo do marketing de vinhos sempre que surgem ideias diferenciadas, mostramos aqui para nossos leitores. Por exemplo: um restaurante de Paris passou a servir vinho em mamadeiras, em 2015 foram lançados pirulitos eróticos com sabor de vinho e surgiram vinhos de cor azul.

 

Vinhos em mamadeira? Sim, em 2015 o bar-restaurante “Le Refuge des Fondus” em Montmartre, Paris, começou a servir vinho (francês, logicamente) em mamadeiras de plástico – e durante algum tempo tinha filas enormes para poder entrar. Os leitores de In Vino Viajas, sempre bem informados, leram sobre esta moda aqui:  https://www.invinoviajas.com/2015/06/junte-se-aos-parisienses-para-beber/

 

E pirulitos eróticos com sabor de vinho? Sim: em 2014 um fabricante de doces do Texas, Estados Unidos se tornou muito conhecida pelos sabores originais de seus pirulitos, feitos especialmente para jovens moderninhos que procuram novidades diferenciadas como pirulitos de cabernet sauvignon, chardonnay, amareto, irish cream – e acredite: pirulito com sabor de Leite Humano, isso mesmo. Os pirulitos eram anunciados por moças atraentes em poses muito eróticas que os leitores de In Vino Viajas podem conferir aqui: https://www.invinoviajas.com/2014/04/tirem-as-criancas-da-sala-chegaram-os/ 

 

Já em 2015 surgiu outra novidade: seis jovens empresários do Pais Basco, Espanha, desenvolveram e lançaram no mercado um vinho na cor azul, de um azul muito bonito que atraiu artistas e espantou as pessoas que o degustaram em testes cegos. E é claro que o leitor de In Vino Viajas ficou sabendo, veja aqui: https://www.invinoviajas.com/2015/08/jovens-espanhois-criam-vinho-de-cor/

 

Pois agora dois sujeitos da California tiveram uma ideia bem interessanteL um espumante especial para despedidas de solteira. O CEO da empresa, Matthew Shore, explica como surgiu a ideia: "Éramos dois pais em um parque, observando nossos filhos no parquinho, conversando sobre a quantidade ridícula de festas de despedida de solteiro em que nossas esposas compareciam, e a quantidade incrível de negócios que havia em tatuagens de pênis, óculos em formato de pênis, canudos em formato de pênis ... Foi então que as palavras que pensamos: e se as garrafas de espumante tivessem formato de pênis? Seria o Champenisi, o nome que demos para nosso produto, que foi criado a partir dessas palavras simples: champanhe (que não podemos usar por extenso porque é protegida) e pênis".

 

Foi assim que surgiu uma garrafa de espumante rosé (produzido no Vale do Napa) em forma de pênis, com o nome de 'Just the Tipsy', (em tradução literal, “Apenas o embriagado”...) que vem sendo comercializado como um vinho destinado a momentos de diversão e festas de despedida de solteira.

 

De acordo com Shore, ele ficou surpreso com a quantidade de vinícolas de Napa abertas à proposta. "Recebemos muitas respostas como 'Você está falando sério? Isso é uma piada?' Mas então, quando explicamos o que estávamos procurando, foi tudo muito positivo", disse ele. “As pessoas gostam da ideia, acham engraçado ... Definitivamente, algumas vinícolas dizem que não é para eles e que não querem se envolver em nenhuma parte do processo, mas com menos frequência essa é a reação."  Uma nota de degustação no site descreve o vinho como "suave, crocante e atraente com um final longo".

 

O Just the Tipsy está disponível exclusivamente no site da empresa, por $ 33,30 a garrafa de 750 ml (teor alcoólico de 12,5%). Viu? Mais uma novidade apimentada de In Vino Viajas para seus leitores - e leitoras!!!

 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Chegou a Slow Wine Coalition: vinhos com sustentabilidade e crescimento social e cultural da zona rural

 

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, os conceitos do Slow Food finalmente chegaram à atividade da vitivinicultura. No dia 6 de julho de 2021 foi lançada a Slow Wine Coalition, a proposta de uma nova revolução do mundo vitivinícola, reunindo todos os protagonistas do setor em torno da consciência de que o vinho não pode mais ter apenas um papel hedonista, ligado ao prazer da degustação, mas seguirá cada vez mais o caminho de uma verdadeira sustentabilidade ambiental, da proteção da paisagem e do crescimento cultural e social das regiões vinícolas.

A Slow Wine Coalition, a nova rede global do Slow Food, nasceu graças à experiência e aos princípios que evoluíram, edição após edição, em torno do projeto do guia Slow Wine, tradicionalmente publicado pelo Slow Food na Itália. O primeiro grande evento da Coalition será em Bolonha, na Itália, de 26 de fevereiro a 1º de março de 2022. A versão em inglês é dedicada exclusivamente ao vinho americano, apresentando 300 vinícolas dos principais estados americanos produtores de vinho.

A Slow Wine Coalition pretende reunir todos os atores da cadeia do vinho – produtores, importadores, distribuidores, enotecários, restauranteurs, sommeliers, comunicadores, jornalistas e amantes do vinho – inspirados pela ideia do vinho bom, limpo e justo para todos. A Slow Food Coalition é baseada no Manifesto Slow Food por um vinho bom, limpo e justo, um decálogo de conceitos fundamentais sobre a função dos viticultores, sobre agronomia e enologia, estendendo a discussão a outras áreas, como: biodiversidade, valor do território e relação com as pessoas que trabalham no vinhedo e na adega.

Giancarlo Gariglio, o coordenador da Slow Wine Coalition diz que “O manifesto, apresentado em Bolonha (Itália), no dia 11 de outubro de 2020, durante o SANA Restart, é o resultado de um longo processo que atravessa toda a história do Slow Food. Inspirado nas reflexões de centenas de viticultores que se reuniram em Montecatini e Florença em 2009 por ocasião da segunda edição do “Vignerons d’Europe”, o manifesto não pretende ser um documento fechado, mas um ponto de partida sobre o qual discutir”. E completou: “As raízes da nossa associação, no início dos anos 80, estão nas videiras. Ao longo desses 40 anos, a associação cresceu e ampliou seus horizontes, mantendo o vínculo com o vinho, graças ao Slow Wine.

Os três pilares da Slow Wine Coalition são a sustentabilidade ambiental, proteção da paisagem e crescimento cultural e social da zona rural. Poluição, empobrecimento da biodiversidade devido ao uso de herbicidas e dessecantes, monoculturas nas áreas de maior valor, exploração da mão-de-obra, etc. são algumas das pragas que infelizmente ainda mancham o mundo do vinho, legado de uma antiga cultura agrícola que muitos produtores estão abandonando em favor de uma verdadeira revolução que está lentamente transformando as características desse setor. O caminho é longo e, sobretudo no início, é necessário um esforço coletivo liderado por quem já iniciou esse caminho.

Há muitas vinícolas que, na sequência de uma renovação agrícola geral, começaram experimentando e adotando sistemas sustentáveis de cultivo, praticando a agricultura orgânica e biodinâmica. No futuro, sobretudo à luz do combate à mudança climática, esse setor terá que acelerar e oferecer um exemplo virtuoso para todas as outras culturas, muitas vezes com margens econômicas menores.

E não é tudo: muitas vezes, os vinhedos melhores estão em colinas ou montanhas, em áreas íngremes, muitas vezes em regiões onde a uva é a única oportunidade de criar valor e manter as comunidades locais. Assim, a empresa vitivinícola moderna assume um papel central na defesa da paisagem, preservando sua beleza e integridade, e incentivando o desenvolvimento de um sistema turístico baseado na ecologia e na gastronomia.

A Slow Wine Coalition tem um calendário muito rico para os próximos meses. Já a partir de julho, o Slow Food ajudará a organizar encontros entre os primeiros protagonistas da Coalition na Itália e no exterior, que assinarão o Manifesto e falarão sobre os princípios inspiradores. 

O evento mais importante acontecerá em Bolonha, de 26 de fevereiro a 1º de março de 2022, com o Sana Slow Wine que apresentará a Slow Wine Fair, evento internacional dedicado ao vinho bom, limpo e justo. O evento, organizado por BolognaFiere com a direção artística do Slow Food, acolherá o primeiro encontro internacional da Slow Wine Coalition, uma oportunidade de troca e debate entre todos os atores da rede, na sequência dos quase 20 anos de experiência do Terra Madre. Durante os quatro dias da Slow Wine Fair, centenas de produtores de todo o mundo se reunirão para participar de palestras, debates, degustações e de uma exposição de milhares de rótulos do mundo inteiro.

Será que algum produtor, enólogo, enófilo, sommelier, distribuidor, revendedor ou jornalista brasileiro do setor vai participar deste evento? Quem viver, verá…

O Manifesto Slow Food por um vinho bom, limpo e justo, está aqui: https://slowinecoalition.slowfood.it/wp-content/uploads/EN_slow_food_wine_coalition_manifesto-1.pdf