Por Rogerio Ruschel
Exclusivo – Entrevista com Mauro Carvalho, CEO da Realgem´s Guest Solutions.
Prezado
leitor ou leitora, segundo algumas pesquisas, o terceiro item mais importante
na escolha de um hotel são os mimos oferecidos aos hóspedes. E os mais
lembrados são as amenities (amenidades), aqueles produtos de higiene em
miniatura que a gente encontra no banheiro com sabonetes, xampus, hidratantes,
tocas, sais de banho e outros. Geralmente eles tem embalagens muito bonitas mas
eu gosto mesmo quando eles tem outro valor: quando são feitos de maneira
sustentável. Eles podem ser mais sustentáveis pelas matérias-primas,
embalagens, ou ainda por estarem integradas em um contexto de Comércio Justo
(ou Fair Trade). Ainda são poucas as alternativas comercialmente viáveis com
este contexto, mas acho importante mostrar os bons exemplos para que outros
sejam estimulados. E para isso entrevistei uma pessoa que também acredita
nisso, Mauro Carvalho, CEO da Realgem´s Guest Solutions.
A
Realgem´s Guest Solutions - que apesar do nome é 100% brasileira e tem sua sede no Paraná - se apresenta
como “o maior
fornecedor de cosméticos e produtos de marcas de luxo exclusivos para
estabelecimentos de hospedagem” do Brasil e tem procurado trabalhar com
amenities no contexto do Comércio Justo, como os produtos da Talentos do Brasil. Comércio
Justo, como você sabe meu caro leitor ou leitora, é um dos pilares da
sustentabilidade econômica e ecológica e procura estabelecer contato direto
entre o produtores e compradores, reduzindo a dependência de atravessadores e
de instabilidades do mercado global de commodities. Veja acima os
ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que formam um ambiente de Comércio Justo.
Talentos do Brasil é um projeto
idealizado em parceria com os Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento
Agrário, além do SEBRAE, com o objetivo de fortalecer a relação entre a
agricultura familiar e atividades produtivas. No site da Secretaria de
Agricultura Familiar (MAPA), sabe-se que vários grupos, em todo o país vem
desenvolvendo atividadescom babaçu, bordados, piaçava, crochê, sisal, lã de
ovelhas, buriti, juta, peles de peixe, folhas, cana de açucar, pedras, taboa,
tururi e outros materiais naturais como o mel, este já incorporado à atividade
turística. A Realgem´s
participa do projeto porque, além de terem qualidade, segundo Mauro Carvalho, “oferecer os amenities Talentos do
Brasil é uma atividade altamente sustentável e que gera uma melhor renda para
os pequenos agricultores, porque além do ganho na venda da matéria-prima, 5% do
lucro com essa linha é deles”.
Leia a seguir a entrevista com
Mauro Carvalho (na foto acima).
Rogerio Ruschel
- Porque a Realgem´s Guest
Solutions ao que parece trabalha com apenas uma marca FairTrade, a Talentos do
Brasil?
Não existe oferta de outros produtos que ofereçam características de sustentabilidade
em amenities? Ou não há mercado para produtos com preços um pouco superiores a
produtos convencionais?
Mauro Carvalho - "A linha Talentos do
Brasil Tda Realgem's é a única de Fair Trade em amenities do Brasil, da América Latina, e possivelmente das
Américas. O que gera para os produtores - a Cooperativa AVAPIS (Cooperativa Vacariense
de Apicultores - receitas tanto na compra do mel para transformação em extrato,
que será utilizado em nossos cosméticos, quanto no final com a destinação de 5%
das vendas destes produtos. Temos grandes clientes como as redes internacionais
ClubMed e o Hyatt Place, que as utilizam no Brasil. A busca por produtos
cada vez mais sustentáveis faz parte da nossa missão com organização. O mercado
para produtos sustentáveis do ponto de vista dos consumidores é uma grande
preocupação, porém ainda muitos estabelecimentos de hospedagem tem como foco
principal o custo. Prova disso é a pesquisa realizada pelo Instituto MAPIE
(2016), onde aponta os amenities de qualidade como o
3° item mais relevante pelos hóspedes na hotelaria.
Rogerio Ruschel –
Sua empresa trabalha somente com cosméticos, mas o turismo busca sempre aumentar
a experiência do hóspede de maneira ampla. Uma das tendências mundiais no
turismo é oferecer ao visitante produtos com identidade territorial e
comunitária; em cosméticos significa levar propriedades positivas de matérias-primas
de vinhos, azeites, queijos, doces, ervas, temperos, etc. Como incorporar a
tendência de produtos com identidade territorial no brand management da
empresa?
Mauro Carvalho - A linha Terra Brasilis - Frutos do Nordeste, foi criada com essas
características culturais. Outro exemplo foi a linha Riqueza Natural, presente
há quase 20 anos no Mercado, que traz elementos bem brasileiros. Temos
desenvolvido vários projetos que seguem essa mesma linha de Fair Trade, onde
temos um grande parceiro que é a Natura, que reconhecidamente produz cosméticos
com grande respeito a comunidades amazônicas. Temos desenvolvido para diversos
clientes formulações exclusivas, conforme a necessidade de cada estabelecimento
sejam eles pequenas pousadas ou grandes redes.
Rogerio Ruschel
- Se o objetivo do projeto Talentos do Brasil é
inserir produtos da agricultura familiar na atividade turística, como a
Realgem´s Guest Solutions imagina que poderia aumentar a presença destes
produtores em seu trabalho de fornecimento de produtos para redes hoteleiras
para além do tradicional? Haveria espaço para a Realgem’s incluir em sua linha de
amenities outros produtos que ajudem a inserir o hóspede em um contexto de
familiaridade e amabilidade como amenities gastronômicas, amenities
não-comestíveis, ativos de artesanato local e outros?
“Na linha de Fair Trade temos um grande parceiro
que é a Natura, que reconhecidamente produz cosméticos com grande respeito a
comunidades amazônicas.”
Mauro Carvalho - Fomos novamente pioneiros
em amenities de 4ª geração; tivemos com a rede Radisson o Projeto Cidades, com características culturais
de cada localidade onde a rede possui seus estabelecimentos. Outro bom exemplo
foi a linha Fernando de Noronha, que resgatou a essência desse que é um dos
locais mais belos do Brasil. Está em nosso DNA desses 30 anos resgatar as
características de cada região, pois tais produtos podem levar um pouco das
características de uma localidade para todo o mundo, por meio da hotelaria. E sabemos
que isso ocorre com produtos típicos de pequenas regiões na Europa como Queijos,
Vinhos, Azeites.
Rogerio Ruschel - O
enoturismo mobilizou em 2018 cerca de 1,2 milhões de diárias no Brasil, em
regiões vinícolas do Brasil como a Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha e a Serra
Cararinense. O óleo de semente de uvas possui propriedades antioxidantes
bastante conhecidas e valorizadas em termos medicinais e cosméticos. Ao que parece a Realgem´s Guest Solutions não oferece
linhas de amenities com insumos baseados em uvas para hotéis nestas regiões.
Porque isso ocorre?
Mauro Carvalho - Desde nossa fundação em
1989, já utilizávamos o óleo da semente de uva. Tivemos no ano de 2017 uma
linha de amenities chamada Vinum,
com extrato de hibisco e sementes de uva em sua formulação, assim como um
frasco exclusivo para tal, mas infelizmente a linha acabou sendo descontinuada
no Brasil, porém no Chile ela é uma de nossas mais vendidas. Assim temos
realizado regularmente pesquisas com nossos clientes, para buscar as tendências
do que eles procuram. Um bom exemplo é a tendência que percebemos do uso de dispensers em hotéis, para evitar o desperdício de produto
e uso de plástico, e que virou uma realidade excelente para todos os lados, mas
principalmente para o meio ambiente.
“Sabemos da importância e do potencial que produtos
com matérias primas sustentáveis e genuinamente brasileiras têm mundo afora.”
Rogerio Ruschel - A Realgem´s Guest Solutions opera na
Europa?
Mauro
Carvalho - Hoje nossa atuação está centrada no Brasil e América
Latina (Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai e Chile), por conta das
oportunidades que temos de atuações além do Brasil, também nestes países
vizinhos. Hoje a Realgem’s já é uma empresa internacional, porque temos
parcerias estratégicas na Àsia, Europa, América do Norte e América Latina. Sabemos
da importância e do potencial que produtos com matérias primas sustentáveis e
genuinamente brasileiras têm mundo afora, e por aqui são pouco valorizados. Por
isso atender essas redes em outros continentes também é um dos nossos caminhos
para a próxima década.
Hoje estamos preparados para atuar em qualquer país,
devido a nossa preocupação ambiental, mesmo sob as mais rígidas legislações,
pois nossas formulações são totalmente biodegradáveis, nossos frascos também
contribuem, pois de forma comprovadas eles se degradam totalmente em apenas 4
anos, sem causar danos no meio ambiente. Outra preocupação está na logística
reversa, em que os produtos fazem o caminho inverso até terem a sua correta
destinação, por meio das usinas de reciclagem e programas de coleta seletiva,
para isso temos parceria com o Instituto INPAR (Instituto Paranaense de
Reciclagem). Assim como nosso pioneirismo na oferta de dispensers para os meios
de hospedagem, o que reduz em até 1.200% a quantidade de plásticos no meio
ambiente.
Rogerio Ruschel - Como diferenciar os produtos da Realgem´s Guest
Solutions de concorrentes que fabricam cosméticos e que concorrem com amenities
próprios como por exemplo L’Occitane e Natura, ou outros distribuidores como
Harus, Ecco e Trussardi?
Mauro Carvalho - Nossos produtos se
diferenciam do ponto de vista de suas formulações, pois trazemos ao mercado as
melhores formulações da hotelaria brasileira, o que resulta em uma qualidade
superior. A Natura é um grande parceiro que temos, fomos procurados por eles
assim como outras grandes empresas para desenvolvermos suas estratégias
comerciais para a hotelaria, devido a nossa expertise de mais de 30 anos. Os
demais concorrentes dos nossos produtos na prática seriam apenas os importados em
termos de qualidade; mesmo marcas importadas quando fabricadas em solo
brasileiro são produzidas com qualidade inferior, e quando estas empresas
destacam um ativo em suas formulações, mas as utilizam em doses tão pequenas
que não surtem nenhum efeito. Desta maneira nosso foco não está na quantidade,
mas sim na qualidade quando produzimos amenities que
os hóspedes possam utilizar sem medo. Ocorrem muitas vezes de hóspedes nos
procurarem para adquirir tais produtos para uso pessoal."
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