segunda-feira, 25 de abril de 2016

Duas ou tres taças de poesia e de vinho com Pablo Neruda, Mario Quintana, Jorge Luis Borges e Gilberto Carvalho

 
Por Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado leitor ou leitora, hoje vamos falar de poesia e de como poetas conhecidos como Pablo Neruda e Mario Quintana a utilizaram para falar de vinhos. Mas vou também apresentar a poesia de meu amigo Gilberto Carvalho, gaúcho da principal região vinícola do Brasil, a serra gaúcha. Ele é publicitário e sociólogo, mas é poeta. E gosta de vinhos. Por isso não é de estranhar que logo escrevesse sobre o vinho e tudo aquilo que o cerca, a chamada cultura do vinho. Sua principal obra tomou forma com “De vinho e vida” – um conjunto de livro e CD com 14 poemas recitados pelo autor acompanhado pelo quarteto Os Polifenóis, em um belo estojo - a quarta obra do autor (veja abaixo).

A união da literatura com o vinho sempre me pareceu um caminho natural e adequado porque ambos tocam na alma, alegram o dia e melhoram a vida. Embora a união da literatura com o vinho (e da arte com o vinho) seja bastante usual na Europa – especialmente na Espanha, Portugal e Itália onde Rotas de Vinhos, museus especializados e vinícolas promovem eventos, saraus e lançamentos - no Brasil isto é raro, uma novidade. Ou era quando o livro de Gilberto Carvalho foi lançado em 2011 (foto abaixo) e mereceu o apoio do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho. Aliás, Carlos R. Paviani, diretor do IBRAVIN, lembra o porque: “O vinho sempre foi um parceiro permanente do homem em todas as civilizações, estando presente no dia-a-dia, inclusive, da arte dos povos. O Ibravin, atento à esta realidade, alia-se a esta obra, exibindo a arte poética e musical da nossa gente como temática dos nossos vinhos do Brasil.”
Gilberto Carvalho traduz muitos dos sentimentos de quem ama o vinho com o calor dos amigos e a paixão do sabor, mas com a sobriedade necessária de quem se refere a uma bebida alcoólica. O poema “Encantamento” traduz parte disso: “Me agrada este flertar com as labaredas do fogo/de teu corpo/em minhas mãos./Ver tua alma inteira/desenhada em cada gole/de satisfação./ Gosto de te saber/assim, entre segredos,/onde confio/meus questionamentos./ (…) A insaciável decisão da nossa hora/é quem nos leva os dois pelo caminho/Tu, nos incontáveis goles que bebi/Eu, infetiçado em ti e neste vinho.” (Na foto abaixo, o lançamento do livro em Santa Maria – RS).
Outro poema interessante é Orquestração: “O vinho baila redondo/no cálice junto a mão/sob a batuta entusiasta/do maestro coração./No carnaval desta vida/meio a dores e alegrias/o vinho marca o compasso/no bloco das fantasias./Mas quando chega a manhã/vai-se até o vinho e então/bate um tambor solitário/o maestro coração!”. Muitos poetas conhecidos e experientes enalteceram esta profunda relação entre o coração, a poesia, a vida e o vinho. Pablo Neruda, o poeta chileno que recebeu o Premio Nobel em 1971, escreveu uma conhecida “Ode ao Vinho” da qual estes poemas fazem parte: “Vino color de día/vino color de noche/vino con pies púrpura/o sangre de topacio/vino, estrellado hijo de la tierra/vino, liso/como una espada de oro,/suave/como un desordenado terciopelo/vino encaracolado/y suspendido,/amoroso, marino/nunca has cabido en una copa,/en un canto, en un hombre,/coral, gregario eres,/y cuando menos mútuo.”
Já em "Soneto del vino" o escritor argentino Jorge Luis Borges tenta identificar os segredos do vinho: “¿En qué reino, en qué siglo, bajo qué silenciosa/Conjunción de los astros, en qué secreto día/Que el mármol no há salvado, surgió la valerosa /Y singular ideia de inventar la alegria?/Com otoños de oro la inventaron./El vino fluye rojo a lo largo de las generaciones/Como el río del tiempo y en el arduo camino/Nos prodiga su música, su fuego y sus leones./En la noche del júbilo o en la jornada adversa/Exalta la alegria o mitiga el espanto/Y el ditirambo nuevo que este día le canto/Otrora lo cantaron el árabe y el persa./Vino, enseñame el arte de ver mi propia historia/Como si ésta ya fuera ceniza en la memória.” (Na foto abaixo, o lançamento do livro em Bagé – RS).
Gilberto Carvalho (na foto abaixo) também procura desvendar o universo do vinho, como Borges e Neruda. Entre os poemas de “De vinho e vida” estão achados como em “Diferenças”: “Um vinho bom/tem música/é redondo/ e leva nossa alma para dançar./ Já o vinho ruim/é um velho rabugento/que estraga tudo/até o melhor momento/que brota de um olhar”. Ou este pequeno segredo minimalista: ”Eu trago um vinho guardado/feito de sonho e paixão,/alma e verso, voz e sangue/das vinhas do coração.” 

Como Gilberto Carvalho tem sangue português, “De vinho e vida” foi lançado também em Portugal. O circuito começou nos Açores, com dois lançamentos: na Ilha de São Miguel, com o apoio do gabinete da Governadora Sandra Souza e cobertura da RTP – Radio e Televisão de Portugal e na Ilha do Fayal, com um evento no auditório da biblioteca pública da cidade de Horta com a música da Jazz Band da Praia do Almoxarife. Já no continente, os poemas de Gilberto foram apresentados em Lisboa na Casa dos Açores; em Braga e no Famalicão – terra dos ancestrais do autor - os lançamentos foram na Universidade de Braga e na biblioteca municipal de Famalicão, com a presença de gente das artes e imprensa local.    

Gilberto me disse que está finalizando uma nova obra, a “De vinho e vida II”, que deve ser lançada em breve. Isto é ótimo porque precisamos prestigiar os amigos, o vinho e quem produz o vinho. Como o fez o poeta Mario Quintana – também gaúcho e conterrâneo da cidade de Alegrete como Gilberto Carvalho – que escreveu esta pequena pérola (veja acima): “Por mais raro que seja, ou mais antigo,/Só um vinho é deveras excelente/Aquele que tu bebes, docemente,/Com teu mais velho e silencioso amigo.”
De fato, como Gilberto Carvalho escreveu na abertura de seu livro, “Pior que uma vida sem vinho somente uma vida sem poesia”. Brindo a isso. Para  contacatr o autor acesse www.facebook.com/O-poeta-do-vinho
  
(*) Rogerio Ruschel gosta de poesia e de vinho - e tenta harmonizar isso em São Paulo, Brasil, onde edita este blogue. 

terça-feira, 19 de abril de 2016

Conheça “Roger Trip Sabores de Portugal”, o roteiro de turismo que harmoniza criatividade, bom gosto e qualidade num super-exclusivo banquete turistico



Por Rogerio Ruschel (*) 
Meu prezado leitor ou leitora: estou anunciando o lançamento do primeiro programa Roger Trip, a série de roteiros de turismo diferenciado nos quais estou trabalhando há alguns meses. Com as Roger Trips quero apresentar a pessoas de bom gosto experiências turísticas que associam cultura, diversão, vivência e aprendizado; serão roteiros desenvolvidos por mim, jornalista veterano e editor do blog In Vino Viajas, em parceria com a About Dreams, uma criativa e inovadora agência de receptivo turístico do Alentejo, Portugal. Só para você ter uma ideia, a edição de junho da badalada revista "Global Citizen", do Dubai, considera um passeio no Alentejo, como um dos melhores do mundo e recomenda quatro atrações que estão no roteiro "Roger Trips Sabores de Portugal".
O primeiro programa Roger Trip tem foco na culinária portuguesa e foi feito para quem trabalha ou quer trabalhar com alimentos e para quem quer aprender mais sobre os sabores de Portugal, já que estão na moda. O “Roger Trip Sabores de Portugal”, tem duas saídas planejadas: grupos de 21 a 28 de outubro e outro de 25 de novembro a 2 de dezembro de 2017.  É uma experiência turística realmente exclusiva que harmoniza turismo, aprendizado e lazer sem estresse e com muita classe. Depois de muitos exercícios, idéias e conversações minhas, da Inês, Sónia e Marta, as sócias da About Dreams, com fornecedores, o programa se tornou um delicioso banquete turistico com vários “pratos” – veja a seguir. Abaixo, quadro português com banquete da nobreza, de autor desconhecido: come-se bem há séculos em Portugal...

O “primeiro prato” é dedicado ao aprendizado, são vivências para degustar e aprender sobre a gastronomia portuguesa. O roteiro começa com um passeio no Centro Histórico de Lisboa onde você vai conhecer os lugares de turismo obrigatórios, com um detalhe: vai degustar especialidades portuguesas, doces e pasteis da doçaria conventual portuguesa, em endereços para não-turistas.

Neste “primeiro prato”, uma exclusividade Roger Trip: visitas técnicas aos dois mais importantes mercados públicos de Portugal: o belo Mercado da Ribeira, em Lisboa, onde os descolados vão almoçar, e o badalado Mercado do Livramento de Setúbal, um dos melhores mercados de peixe do mundo segundo o jornal US Today – e certamente um dos mais bonitos, com seus 5.700 azulejos (os dois nas fotos abaixo). Nestes mercados você vai poder ver e fotografar as especiarias portuguesas, mas também conversar com os feirantes, anotar dicas, aprender receitas e degustar delicias – tudo diretamente da fonte!

Quer mais? Pois deu trabalho mas conseguimos: você vai participar de quatro workshops de culinária, instrutivos e agradáveis. O primeiro é sobre especialidades portuguesas na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; outro sobre culinária alentejana na badalada Portuguese Cooking School em Évora; vai curtir também um workshop de culinária de frutos do mar na Escola de Hotelaria de Setúbal (foto abaixo) – e não menos importante, vai aprender a fazer a deliciosa doçaria conventual centenária com experientes cozinheiras de Lisboa.
Esses são alguns dos ingredientes do “prato de aprendizado” do banquete turístico que é a “Roger Trip Sabores de Portugal” entre os dias 20 e 27 de maio; veja agora o “segundo prato”, que é formado por turismo de qualidade. Nós incluimos três passeios fundamentais: uma caminhada no Centro Histórico de Lisboa incluindo os cafés clássicos do Rossio; um passeio encantador no centro histórico da Cidade-Museu de Évora (foto abaixo), um Patrimônio da Humanidade que atrai gente do mundo inteiro (cidade onde moram a Marta e a Sónia, da About Dreams) e um espetacular passeio na vila medieval de Monsaraz, a preservadíssima fortaleza dos Cavaleiros Templários com mais de 900 anos, que você nunca mais vai esquecer (fotos abaixo).
Mas nosso turismo também é diferenciado: um passeio nas águas calmas do belo Alqueva, o maior lago artificial da Europa a bordo do charmoso veleiro Sem Fim, construido na Holanda em 1913 (sugestão da Inês) veja abaixo.

E uma surpresa encantadora: turismo astronômico na Reserva Dark Sky, o primeiro sitio do mundo a receber a certificação “Starlight Tourism Destination Certification”, concedida pela Fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, OMT e IAC (fotos abaixo). Quando conheci o Dark Sky lá uma diretora da NASA que se apaixonou pelo espetacular céu estrelado do Alentejo.
E tem mais na parte de turismo da “Roger Trip Sabores de Portugal”, uma atração que não costuma estar nos roteiros convencionais: um passeio na Serra da Arrábida, considerada uma das mais belas paisagens portuguesas e do mundo, e que fez grande sucesso numa recente reportagem do Globo Repórter. Só para constar: a Inês já tinha sugerido quando a Rede Globo fez o programa.
Mas o banquete turistico que é a “Roger Trip Sabores de Portugal” tem um “terceiro prato”, formado por provocações da visão e do paladar: vinhos, jantares e shows. Você vai degustar jantares em restaurantes premiados de Évora, da vila medieval de Monsaraz (o Sem Fim, que também produz azeites) e um inesquecível jantar no Restaurante Belcanto, do chef José Avillez, que acumula quatro estrelas Michelin e foi o Chef do Ano da revista Wine em 2015 (abaixo) – uma uma conquista da About Dreams, pois esta será uma estreia exclusiva para a nossa viagem ... E claro, sempre acompanhado de vinhos clássicos portugueses.
E por falar em vinhos, se prepare: incluimos visitas a três das mais importantes vinícolas do Alentejo: a Bacalhoa (onde você vai conhecer a Quinta e o magnífico Palácio da Bacalhôa – a adega na foto abaixo), a Adega da Cartuxa (produtora do icônico vinho Pêra-Manca, o vinho português mais conhecido no mundo ao lado do Porto) e a Herdade do Esporão, empresa secular com extensos vinhedos (foto abaixo) cujos limites foram estabelecidos no ano de 1267 (sim, 1267, duzentos e cinquenta anos antes da descoberta do Brasil!). Minha dica: não deixe de degustar também os maravilhosos azeites de oliva de classe superior.
E como comida e bebida combina com música, o “Roger Trip Sabores de Portugal” inclui um show na Casa de Fados Sr. Vinho, de Lisboa, considerada a melhor de Portugal, e uma apresentação inesquecível de Cante Alentejo - o coral masculino de agricultores que vai deixar você arrepiado, como eu fiquei. São duas manifestações culturais reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade e que precisavam estar em uma Roger Trip, as viagens planejadas por mim com a experiência local e profissional da Inês, Sónia e Marta, da About Dreams.

Mas como tempero acrescentamos mais um diferencial: nosso negócio é o conteúdo, a qualidade e a vivência da viagem, e porisso achamos justo que você aproveite suas milhas ou ofertas promocionais de internet para adquirir o trecho aéreo. Assim a “Roger Trip Sabores de Portugal” começa com todo o grupo se encontrando no aeroporto de Lisboa dia 20 de maio. Aliás, o grupo tem apenas 12 lugares – e certamente serão ocupados por pessoas de bom gosto.

Conheça a programação completa e faça sua reserva. Você vai ver, viver, fazer e aprender sobre os sabores de Portugal. E vai trazer na bagagem uma conquista pessoal valiosa para sua carreira e uma história inesquecível para seus amigos. Acima, com Rui Flores, um dos enólogos da Herdade do Esporão; abaixo um poema de Fernando Pessoa escrito na parede de um restaurante no Alentejo e que traduz um pouco da alma deste povo.
 Baixe o PDF com a programação completa em http://migre.me/twBbt
Saiba mais sobre minhas viagens de autor em http://migre.me/twBdu
Ou se preferir fale comigo pelo fone +55-11-9-9974-3187
Já escrevi muito sobre o Alentejo; para ver acesse In VIno Viajas e procure por Alentejo no espaço em baixo do logotipo. Uma sugestão: http://migre.me/txeOO
(*) Rogerio Ruschel é editor do In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e está apaixonado pelo Alentejo.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Fotógrafo brasileiro capta a alegria libertada pelo vinho no rosto das pessoas, uma, duas e tres taças depois - e faz sucesso internacional


Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, todo mundo diz que os olhos são a janela da alma; e ao que parece as lentes de uma câmera fotográfica bem pilotada podem capturar o estado da alma que fica estampado não só nos olhos - a tal janela da alma - mas também nas expressões do rosto das pessoas.

Pois o fotógrafo brasileiro (com estúdio em São Paulo) Marcos Alberti está fazendo sucesso na imprensa internacional ao mostrar que isso é possivel com o projeto “Tres Taças Depois”, cujo resultado você pode ver ao longo desta matéria. Ele resolveu juntar algumas de suas paixões em um projeto de pesquisa: amigos, fotografia, vinho e boa conversa. “Tem uma frase que diz que a primeira taça é da comida, a segunda é do amor e a terceira é da confusão. Queria ver se isso era verdade”, diz Alberti sobre a ideia básica do projeto.

“Tres Taças Depois” é uma brincadeira divertida porque registra a expressão de pessoas bebricando vinho: antes e depois de uma, duas e tres taças – talvez mais taças, nuncas se sabe... A primeira foto sempre era feita assim que os convidados chegavam no estúdio, com o objetivo de retratar o estresse do trânsito ou o cansaço de um dia cheio - o que, convenhamos, numa cidade com mais de 11 milhões de habitantes e quase 6 milhões de veículos deixa profundas marcas nos habitantes...


Só então os trabalhos começavam. Ao fim de cada taça, um novo clique. Pessoas de várias áreas se reuniram por algumas noites, gente da publicidade, música, arquitetura, moda e arte. Ao fim da terceira taça, muitos sorrisos surgiam, e com eles, estas histórias gráficas que In Vino Viajas está mostrando.

Marcos Alberti foi estudante de música, artes plásticas e design e se formou em arquitetura e urbanismo, mas acabou se apaixonando pela fotografia no começo dos anos 2000. Desde aí vem trabalhando com fotos para moda, publicidade e retratos, aliás muito interessantes e sensuais. 

Em 2010 foi convidado a participar da Bienal Internacional de Arte de Roma, que foi seu primeiro reconhecimento como artista. Alguns premios internacionais e tres anos depois, Alberti estava estudando cinema nos Estados Unidos e desde então vem produzindo comerciais para anunciantes como Coca-Cola, Bradesco, Samsung, Nestlé, Nike, Asics e outros.

Como todas as pessoas de bom gosto, Marcos Alberti gosta de vinho e de compartilhar momentos de alegria com os amigos. Neste caso ele foi além: retratou e vem compartilhando a alegria das pessoas para mostrar que uma, duas ou tres taças de vinho podem deixar tudo menos estressante e mais interessante. O trabalho de Alberti pode ser conhecido em https://www.facebook.com/studiomarcosalberti/


(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e gosta de uma, duas, tres e quatro taças de vinho - e de compartilhar boas idéias.


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Garibaldi, a capital brasileira dos vinhos espumantes, recebe as cores do outono com mais de 40 atrações

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, com o fim da vindima, o fim do calor de verão e a chegada de temperaturas mais agradáveis do outono brasileiro, o Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha, região sul do Brasil, renova suas atrações para bem receber os visitantes. Nesta matéria você vai conhecer as atrações de Garibaldi, a capital brasileira dos vinhos espumantes para receber as cores do outono, que já aparece nas fotos acima e abaixo de Kais Ismail. 
O Vale dos Vinhedos, com várias comunidades, fica cerca de 130 quilometros de Porto Alegre, capital gaúcha. Se você está a menos de 200 Km de Garibaldi, pegue seu carro e vá prá lá; se você estiver mais longe, como em São Paulo, vale a pena reservar um feriadão ou uma semana para passear, comer, beber os vinhos da única região do Brasil que tem uma Denominação de Origem e ser bem tratado em Garibaldi. Sou suspeito para falar porque sou gaúcho, mas garanto que você vai ser muito bem tratado.
O outono em Garibaldi será comemorado até o dia 20 de junho pelos moradores e visitantes com uma agitada agenda que mistura atividades culturais, gastronômicas e religiosas, feiras, bailes e eventos da comunidade. A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero (foto acima), informa entre os destaques estão o Festival Brasileiro de Música de Rua (15 de abril), a apresentação da Orquestra Municipal no Dia do Trabalhador (dia 1º de maio).
Ainda estão na programação encontros de confrarias de espumantes, a comemoração ao Dia do Vinho 2016, com espetáculos artísticos, Food Trucks e Wine Bar (dia 20 de maio), o Jantar da Estrada do Sabor (dia 3 de junho), e a 30ª edição do Festival Colonial Italiano. Veja a seguir um pouco sobre asmais de 40 atrações. Acima, foto de adega de Kais Ismail.
Atividades em Abril

·      Durante todo o mês de abril duas exposições: Exposição fotográfica “Gente que Vive a Vida em Harmonia - 85 anos“ e Exposição Coletiva de artes plásticas sobre "O Outono", na Cooperativa Vinícola Garibaldi
·      Dia 12 de abril - Oficina de Hambúrguer Artesanal no Valle Rustico Restaurante
·      Dia 15 de abril – Festival Brasileiro de Música de Rua, na Praça Loureiro da Silva, uma promoção De Guerrilha / Varsóvia/ SESC/ Prefeitura de Garibaldi
·      Dia 19 de abril - Oficina de Risotos no Valle Rustico Restaurante
·      De 21 a 24 de abril - V Feira de Pontas de Estoque de Garibaldi no Clube 31 de Outubro, promoção do Grupo de lojistas/ APEM 
·      Dia 24 de abril - Festa São Jorge na Comunidade São Jorge, realização da Paróquia São Pedro
·      Dia 26 de abril - Oficina de Ecogastronomia – Cozinha de Natureza no Valle Rustico Restaurante
·      28 de abril - Confraria do Espumante na Peterlongo, promoção da Secretaria de Turismo e Cultura. (Abaixo, fachada do museu, em foto de Valeria Loch)
Atividades em Maio

·      01 de maio – Concerto da Orquestra Municipal na Estação Férrea de Garibaldi como uma homenagem ao Dia do Trabalhador, uma promoção: Secretaria de Turismo e Cultura/Prefeitura
·      01 a 30 de maio - Exposição Individual da artista plástica Beatriz Berto na Cooperativa Vinícola Garibaldi
·      dia 03 de maio - Oficina de Geleias no Valle Rustico Restaurante
·      dia 07 de maio - Jantar Baile de 35º Aniversário do CTG Sentinela da Serra, na Sede do CTG Sentinela da Serra
·      dia 08 de maio - Almoço de Dia das Mães no Hotel Casacurta e Festa Santa Rita de Cássia no Bairro Ferroviário, promoção da Paróquia São Pedro
·      dia 10 de maio - Oficina de Conservas no Valle Rustico Restaurante
·      dia 15 de maio - Baile Melhor Idade no Salão São José de Costa Real, uma promoção da Comunidade São José de Costa Real
·      dia 15 de maio - Festa Nossa Senhora Sagrado Coração no Bairro Chácaras, Promoção: da  Paróquia São Pedro
·      de 16 a 22 de maio - Semana Nacional de Museus “Exposição Museus e Paisagens Culturais”, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. Domingos e feriados das 10h às 12h e das 13h às 17h
Uma promoção da Secretaria de Turismo e Cultura e do Museu e Arquivo Histórico
·      de 16 de maio a 19 de junho - Exposição “Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS”, das  9h às 11h30 e das 13h às 17h e domingos e feriados das 10h às 12h e das 13h às. Uma promoção da Secretaria de Turismo e Cultura e do Museu e Arquivo Histórico
·      dia 17 de maio - Oficina de Pães no Valle Rustico Restaurante
·      De 20 de maio a 05 de junho - Dia do Vinho com a participação de Vinícolas, Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens. Uma promoção: da Secretaria de Turismo e Cultura, do Ibravin e do SEGH Uva e Vinho
·      dia 20 de maio – vários eventos do dia do Vinhbo: Espetáculo “Girando Arte”, com a Cia Sorriso com Arte, o grupo de Danças Stella D’Itália, o grupo de danças do CTG Sentinela da Serra e a Orquestra Jovem de Garibaldi, Food trucks e Wine Bar. No Ginásio Municipa
·      dia 20 de maio - I Encontro Estadual de Pequenas Empresas na Associação dos Motoristas de Garibaldi – AMG, uma promoção da FEMICRO
·      dia 22 de maio - Festa Nossa Senhora de Caravaggio as 10h30 na Linha Vitória, promoção da Paróquia São Pedro
·      dia 24 de maio - Confraria de cozinha – Turma masculine noValle Rustico Restaurante
·      dia 26 de maio – evento de Corpus Christi: Confecção de tapetes as 9h30 nas ruas próximas à Igreja Matriz, ma promoção: Paróquia São Pedro
·      Dias 26, 27, 28 e 29/05 - Trailer com comidas alternativas: choripan, bruschettas, hambúrguer, risoto, sorvete. Bebidas: suco de uva, espumante, vinho, chopp, refrigerante e água. A partir das 11h30min no jardim do Valle Rustico Restaurante
·      dia 30 de maio - Passarela de Negócios no Hotel Casacurta
·      dia 31 de maio - Confraria de cozinha – Turma feminine no Valle Rustico Restaurante
Atividades em Junho

·      01 a 30 de junho – Exposiçnao Mostra Coletiva "O Dia do Vinho" na Cooperativa Vinícola Garibaldi
·      dia 02 de junho - Confraria do Espumante na Domno Importadora
·      dia 03 de junho - Jantar Estrada do Sabor - "Noite dos Aromas e Sabores”, as 19h30 na Associação dos Motoristas de Garibaldi, AMG, uma promoção: Estrada do Sabor
·      dias 04 e 05 de junho - Festival Colonial Italiano, a partir das 19h30 no dia 04, e das 11h30 no dia 05. Uma promoção da Secretaria de Turismo e Cultura-Prefeitura e da Associação dos Veteranos de Garibaldi
·      dia 05 de junho - Festa Santo Antônio no Bairro Champagne, promoção da  Paróquia São Pedro
·      dia 07 de junho - Oficina de Pizzas Artesanais no Valle Rustico Restaurante
·      dia 11 de junho - 20º Jantar Dançante dos APAExonados na Famiglia Giovanaz, promoção da APAE
·      dia 11 de junho - Per Amore – Uma noite de Romeu e Julieta, Jantar harmonizado na Casa Pedrucci – SushiAme
·      dia 12 de junho - Festa de Santo Antônio de Castro na Comunidade Santo Antônio de Castro
·      dias 11 e 12 de junho - Jantar Dia dos Namorados no Hostaria Casacurta
·      dia 14 de junho - Cozinha a 2 – Culinária para casais no Valle Rustico Restaurante
·      dia 19 de junho - Festa dos Tratores – as 10h30min – Missa / 12h – Almoço - Linha Camargo, Distrito de Marcorama, promoção da Comunidade de Linha Camargo – Paróquia de Marcorama
Todos os sábados tem passeio de Tim-Tim, o trenznho turístico que alegra a vida de ciranças e adultos. E por falar em trem, durante todo o mês de abril a promoção Eu Sou do Sul visita o Parque Temático Epopeia Italiana, incluindo passeio de Maria Fumaça. O valor é de R$ 58,00 por pessoa, veja disponibilidade com a Giordani Turismo.

Na Peterlongo um novo gramado com jardins, em meio aos parreirais é ocupado por pessoas curtindo piquenique todos os fins de semana. Cestas de vime; almofada; toalhas; torradinhas; queijo cremoso; frutas recheadas com sorvetes e champanheiras com gelo fazem parte do programa que custa R$ 20,00 por pessoa.

O Outono das Cores é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Mais informações pelo telefone (54) 3462 8235.

Saiba mais em http://migre.me/tsigt

Para ver como Garibaldi comemorou a primavera em 2015 acesse aqui: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2015/10/primavera-na-rota-dos-espumantes.html

(*) Rogerio Ruschel, editor de In Vino Viajas, respeita Garibaldi