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sexta-feira, 6 de maio de 2016

A cadeia produtiva do turismo de Napa Valley, Califórnia, Estados Unidos, faturou 4,5 bilhões de Reais em 2015 com o turismo relacionado ao vinho


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, na Califórnia produtores de vinho, hoteleiros, restauranters, guias, lojistas, gestores públicos e milhões de norte-americanos participantes de cerca de 60 setores da economia comemoram o faturamento de R$ 4,5 bilhões (US $ 1,27 bilhões) deixados por turistas no Napa Valley no ano de 2015.
Este valor representa um aumento de 8,9 % sobre 2014 e o maior ganho percentual de todos os 58 condados da Califórnia, de acordo com um relatório oficial  da Visit Califórnia apresentado dia 2 de maio. Já para toda a Califórnia, os números são ainda mais impressionantes: em 2015 o turismo movimentou 122.6 bilhões de dólares (cerca de 431 bilhões de Reais), garantiu 1.063.000 empregos e 9,9 bilhões de dólares (cerca de 31,6 bilhões de Reais) em recolhimento de taxas e impostos para o Estado da California e para os governos municipais. O turismo na California é um trem em alta velocidade rumo ao futuro, como mostra a foto abaixo.
O relatório, divulgado durante a National Travel and Tourism Week (1 a 7 de Maio de 2016), considera que o turismo é uma das principais fontes de oportunidades de emprego para os californianos e de receitas fiscais para os governos locais. "O turismo é uma parte significativa e crescente da economia da área da baía", disse a Presidente e CEO da Visit Califórnia, Caroline Beteta. "Temos que celebrar as viagens nacionais e internacionais como aceleradores do desenvolvimento da região e dos Estados Unidos, e saber que é importante continuar investindo para manter o sucesso contínuo da indústria de viagens top-of-mind como fonte de benefícios para toda a comunidade."

Especificamente no Napa Valley – a mais importante região vinícola dos Estados Unidos e das Américas - as despesas dos visitantes suportaram a geração de 13.680 empregos e geraram US$ 116 milhões em receitas fiscais (R$ 412 milhões) Na foto acima, Calistoga. "De acordo com o relatório, o número de postos de trabalho relacionados e apoiados pelo turismo aumentou em 3,7 por cento a partir de 2014", acrescentou meu amigo Clay Gregory, presidente e CEO da Visit Napa Valley. "Esses números comprovam que a indústria de viagens e turismo é um motor econômico extremamente poderosa para o Napa Valley e visitar Napa Valley prosseguirá os seus esforços para segmentar nossos esforços de marketing e vendas em períodos de alta e baixa estação".

Só para lembrar: a Visit Califórnia é uma organização governamental, mas opera com perfil de entidade privada, cujo objetivo é desenvolver o turismo e os dirigentes são pessoas com experiência no ramo. E a Visit Napa Valley é uma organização privada, enxuta e completamente voltada para a promoção de negócios; Clay Greogory, o CEO, é um homem de marketing – que está colhendo o que está sendo plantado.
(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil.


2 comentários:

  1. Que tristeza!Desnecessário esse tipo de promoção do turismo nacional.lamentável !!!

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    1. De fato é uma tristeza e uma vergonha, mas vamos superar tudo isso! Grato pelo prestigio da leitura. Abraços, rogerio

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