Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Reguengos de Monsaraz, a Cidade Européia do Vinho de 2015, reúne especialistas em Conferência Internacional do Vinho e da Vinha em Portugal


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado leitor ou leitora, como diz o ditado, quem planta, colhe e quem trabalha duro, conquista. Pois isso está sendo confirmado por Reguengos de Monsaraz especialmente este ano de 2015 e você vai saber porque. Reguengos de Monsaraz é uma cidade com 7.500 habitantes, vizinha de Monsaraz, a conhecida cidade medieval do distrito de Évora, no Alentejo, Portugal, a 170 Km de Lisboa, que tem um gigantesco patrimônio histórico e cultural e uma enorme tradição como pólo de vitivinicultora.

Por causa disso a cidade foi nomeada a Cidade Européia do Vinho em 2015 pela RECEVIN - Rede de Cidades Europeias do Vinho – um título ao qual dezenas de cidades competem todos os anos, porque ser a cidade europeia do vinho significa uma grande responsabilidade com o título e uma grande oportunidade de divulgação da paisagem, economia, gastronomia e patrimônio da cidade.

Na região, além das famosas muralhas do Castelo de Monsaraz, o turista pode conhecer monumentos megalíticos de até 5.000 anos AC (como a Anta 2 Olival da Pêga, acima), cisternas, aquedutos e templos romanos; conventos (como o Convento da Orada, abaixo), ermidas e igrejas; fortes, palácios, parques, castelos e museus. Literalmente trata-se de um museu a céu aberto, um prato cheio os leitores de In Vino Viajas que privilegiam turismo de qualidade. Veja imagens de algumas destas atrações ao longo desta reportagem.

E sobre vinhos, meu caro leitor ou leitora, fique sabendo que a tradição vinícola é de origem milenar com as uvas autóctones Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonez, Antão Vaz e Roupeiro, entre outras uvas do Alentejo. Lá estão muitas vinícolas, entre as quais duas importantes vinicolas portuguesas conhecidas no Brasil por seus produtos, a Herdade do Esporão, e a CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz. Na foto abaixo, um dos vinhedos da região, da Herdadinha – Ervideira.

Estas vinícolas, ao lado de outras como Ervideira, Monte dos Perdigões e Adega do Calisto, integram uma das Rotas do Vinho do Alentejo neste região (veja no mapa abaixo), ao lado de outras 61 adegas que oferecem muitos serviços aos visitantes, desde as clássicas visita às vinhas e adega e degustações, a visitas a patrimônios históricos, passeios a pé, de bicicleta e de carro, cursos, serviços de gastronomia regional e até hospedagem em hotéis rurais que mostram o charme e a tranquilidade alentejana como a do Lago de Alqueva ao amanhecer, na foto abaixo.

E como todos os portugueses que tratam o turismo com muita seriedade, como se não bastasse este enorme acervo, para atrair turistas e posicionar-se com clareza no cenário português e europeu de turismo, Reguengos de Monsaraz vem realizando, ao longo de 2015, uma série de eventos culturais, turísticos, folclóricos e técnicos. Um deles é a Conferência Internacional do Vinho e da Vinha, que nos dias 14 a 15 de outubro vai reunir no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, tanto nas mesas como na platéia, especialistas em Viticultura, Enologia, Enoturismo, Marketing & Comercialização, Social Media e Marketing Digital de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Itália e Brasil.  Na foto abaixo, a Porta de Évora, em Monsaraz.

Os visitantes serão recebidos por José Gabriel Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (o mesmo que prefeito no Brasil) e sua gentil equipe. Entre os palestrantes estarão especialistas em vinicultura e enologia como António Magalhães, Chefe de Viticultura da The Fladgate Partnership, um conhecido produtor de vinhos do Porto; Fernando Namora, professor da Faculdade de Enología de Tarragona, Espanha; José Rafael Marques da Silva e Maria João Cabrita, Professores de Viticultura da Universidade de Évora; Manuel Malfeito Ferreira, Professor do Instituto Superior de Agronomia e Rui Flores, Gestor Agrícola da Herdade do Esporão. Na foto abaixo, a Ermida de São Bento.

Os especialistas em marketing e comunicação já confirmados que estarão contribuindo são Nuno Vale, Diretor de Marketing da ViniPortugal, a entidade que dirige o programa Wines of Portugal, muito ativo no Brasil e em outros mercados internacionais; Ana Sofia Oliveria, da The Wine Agency; Anibal Coutinho, do blog w-anibal.com; João Afonso, Redator da Revista de Vinhos e Rogerio Ruschel, Jornalista, Diretor e editor do blog In Vino Viajas, que você está lendo. Na foto abaixo, antigos celeiros (Edifício Jardim Universidade).


Para contribuir com o debate sobre turismo e enoturismo estarão participando Cláudia Ferreira, Diretora de Enoturismo da Quinta do Vallado; Jane Gregg, especialista em Food and Wine Tours in Spain & Portugal da Epicurean Ways; Vitor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e José Miguel Sarmento, titular de Gastronomia e Vinhos do Departamento de Desenvolvimento e Inovação, da Turismo de Portugal, agência nacional de turismo do país.

O evento vai reunir importantes lideranças institucionais portuguesas como Francisco Toscano Rico, Vice-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho; José Arruda, Secretário Geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e diretor da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur); Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo; Francisco Murteira, Diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo; Pietro Iadanza, Presidente da Recevin; Roberto Pereria Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo; Vasco D’Avillez, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos de LISBOA. Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) ainda não confirmou sua presença.  Abaixo, oliveiras centenárias no Olival da Pêga.

Meu querido leitor ou leitora, estarei lá participando do Cojngresso e prometo que na volta vou mostrar muito mais sobre as belezas de Reguengos de Monsaraz para ajudá-lo a preparar sua visita à Cidade Européia do Vinho. Por enquanto, para saber mais sobre o evento acesse http://www.conferenciasdereguengos.com

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e admira Reguengos de Monsaraz há muito tempo; agora vai poder conhecer a cidade pessoalmente para apresentá-la a seus leitores. Fotos Divulgação

 




3 comentários:

  1. Meu Caro Rogério, após ouvir sua excelente apresentação na Conferencia Internacional da Vinha e do Vinho em Reguengos de Mosaraz queria agradecer a sua amavel visita à Vinicola Monte dos Perdigões em Reguengos de Monsaraz, muito obrigado.
    Fica o contato para poder enviar muitos leitores e leitoras a visitar a nossa Vinicola.

    Cmps
    Jorge Rosado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jorge. Meus leitores e leitoras certamente vão conhecer a Vinicola Monte dos Perdigões. GRato pelo prestigio da leitura e nos mantenha informado de novidades.
      Abs
      Rogerio

      Excluir
  2. Easily Increase Your ClickBank Traffic And Commissions

    Bannerizer makes it easy for you to promote ClickBank products using banners, simply visit Bannerizer, and grab the banner codes for your favorite ClickBank products or use the Universal ClickBank Banner Rotator to promote all of the available ClickBank products.

    ResponderExcluir