Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Galvão Bueno declara publicamente seu amor por Desirée, “uma homenagem à leveza da vida, com ares e aromas de eterno romance”


Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor, não estranhe este “momento-caras”. Minha querida leitora, chega mais perto e avisa as amigas porque vou contar tudo sem esconder nada: sim, Galvão Bueno não teve vergonha de mostrar seu lado romântico e se derreteu publicamente por Desirée, sua mulher. O famoso locutor da Globo – que como você sabe, também é um talentoso produtor de vinhos na Itália e no Brasil – dedicou seu novo espumante rosé (foto abaixo), uma delicia de sabor e elegância, à sua mulher Desirée, a ex-modelo com quem compartilha a vida, os projetos e um filho de 14 anos.

Não, não faço fofoca. Veja isso: “Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé é uma homenagem à leveza da vida, com ares e aromas de eterno romance”. Esta frase está escrita no rótulo do espumante Brut Rosé da Bueno Wines que está chegando ao mercado agora em julho de 2015. E garanto que foi escrita pelo Galvão Bueno porque ele me disse e também porque está apenas repetindo o que já havia dito numa entrevista para a revista Capricho (uau! esta você não esperava!) em Poggio al Sole, a casa deles na Toscana, quando confessou exatamente o que agora aparece no rótulo da garrafa. (Acho que “leveza da vida” em um espumante deve ser provocada pelas bolhas de ar como mostra a foto abaixo, pode ser isso, Galvão?)
E para acabar com a curiosidade das meninas e encerrar este “momento-caras”, informo que o Galvão tem bons motivos para homenagear Desirée: a moça é companheira, uma empresária bem sucedida, inteligente e muito bonita - e segundo dizem, também se derrete por ele... Na foto abaixo o casal na Toscana, numa foto surrupiada por empréstimo de um site de notas sociais.

Meus caros leitores, embora eu tenha escrito o texto acima como uma nota de coluna social, o assunto tem fortes impactos econômicos e culturais que rondam a pergunta: porque espumantes são comprados apenas para momentos românticos, e raramente por homens? Na Europa este é um tema em permanente debate que envolve conceitos e preconceitos, com opiniões furiosas de ambos os lados. Aqui no Brasil o assunto nunca foi abordado com dedicação, mas deveria ser, porque nossos mais importantes produtos potenciais de exportação são os vinhos espumantes: estamos conquistando respeito e ganhando territórios com eles porque eles são ótimos e competitivos. Aliás, acabamos de emplacar quatro deles numa lista de 100 melhores do mundo!
Galvão Bueno acha que é puro preconceito - e disse isso aos convidados no evento de apresentação da safra 2015 da Bueno Wines, esta semana em São Paulo (foto acima). E Roberto Cipresso (foto abaixo), o multipremiado enólogo italiano que é seu “fratello” no desenvolvimento de vinhos tranquilos (tintos e brancos) e de um espumante branco do Vale dos Vinhedos – todos de alta qualidade – concorda com ele.
De qualquer maneira não há dúvida de que um vinho espumante cai bem na maiaoria das oportunidades de consumo e é definitivamente romântico. Para os rapazes que pensam que a coisa mais romântica que o Galvão já disse foi “Vai que é tua Tafarel!”, informo: Galvão é um cidadão do mundo, é mesmo romântico porque parece estar sempre de bem com a vida, e na verdade você também deveria ser, porque o romantismo nunca saiu de moda. Então, se você quizer ser o feliz comprador de uma das 6.000 garrafas do Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé, aproveite e declare seu amor. Para saber onde encontrar acesse o site http://www.buenowines.com.br/home

O Desirée Brut Rosé foi feito com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir – “um mix de uvas de Bordeaux e Borgonha”, como lembrou Galvão - colhidas em Candiota, na campanha gaúcha, região considerada como “o terroir perfeito do Novo Mundo” por Roberto Cipresso, e apelidada de “California brasileira” por especialistas em vinificação. Na foto acima Galvão Bueno dando duro no vinhedo, em foto de Alexandre Teixeira.

Não vou perder meu tempo (e o seu) dizendo que o Desirée Brut Rosé foi produzido pelo método charmat, com duas fermentações a tantos graus, estabilizado tartaricamente a frio e com engarrafamento isobárico, porque acredito que pessoas normais como eu e você não compramos um vinho por causa disso (que é importante para enólogos), e sim porque é bom e faz bem. E o Desirée, meus queridos leitores e leitoras, é ótimo.

O espumante rosé foi a grande novidade da Bueno Wines no evento, mas outros rótulos foram apresentados ou degustados (fotos acima e abaixo): as novas safras do Bellavista Estate Bueno Paralelo 31, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot da campanha gaúcha e do Bueno La Valletta Sangiovese, produzido no coração do Chianti com uvas 100% Sangiovese e a atenção redobrada de Roberto Cipresso, com muita cereja e caramelho no aroma; e o super-campeão Bueno-Cipresso Brunello de Montalcino, um milagre de aromas na cor rubi e que me deixou uma agradável persistência na boca por mais de 48 horas, e saudades até agora! 

Pois é, meu prezado leitor ou leitora, o evento da Bueno Wines foi mesmo perfeito: um ambiente elegante, vinhos excepcionais, comida ótima e pessoas interessantes. É parte do sacrificio que tenho que fazer para que você fique bem informado (a). A outra parte consiste em pesquisar, se informar, checar e as vezes, como hoje, tentar convencer rapazes durões que devem ser românticos. Mas se conseguir, vou fazer uns pontinhos com minhas queridas leitoras, as mulheres que a cada dia são mais importantes para o universo do vinho. E por falar nisso, sabe quem comanda a Bueno Wines? Isso mesmo, uma mulher, Leticia Galvão Bueno, filha (e chefa) do Galvão...            
Rapazes, um brinde aos espumantes que trazem leveza para a vida!

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e as vezes tem a sorte de levar seu chapéu para conviver com pessoas civilizatórias como Galvão Bueno e Roberto Cipresso, como na foto acima, de autoria de Norio Ito, autor de todas as fotos do evento aqui publicadas.



6 comentários:

  1. Excelente texto com uma dose perfeita de humor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana Celia. Grato pelo prestigio da leitura.
      Abs, Rogerio

      Excluir
  2. Quero aprender sobre vinhos. Me indica algum curso?
    Excelente matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rosaria, bom dia. Como não sei onde você estea geograficamente falando, sugiro que você entre em contanto com a Associaçnao Brasileira de Sommeliersm que tem vários escritórios no Brasil. Pesquise també, por Confrarias. Abraços

      Excluir
  3. Quero aprender sobre vinhos. Me indica algum curso?
    Excelente matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir