Pesquisar neste blog

domingo, 11 de janeiro de 2015

A força da cultura asiática: mangá japones provoca aumento de 30% nas vendas de vinhos franceses

-->
Por Rogerio Ruschel (*)
Prezado leitor, é impressionante a cultura do vinho! A história em quadrinhos "As Gotas de Deus" (“Kami no Shizuku”), um mangá e anime japonês criado em 2004 para os amantes do vinho em países da Ásia, vem causando uma espécie de síndrome, promovendo grandes aumento nas vendas de vinho em geral, e dos vinhos citados na história em especial; na França qualquer vinho mencionado no trabalho (como o Chablis da foto abaixo) teve significativo aumento nas vendas na Coreia do Sul e Japão, chegando a 30% em alguns casos.
-->
O eixo da história é uma competição entre dois personagens, Kanzaki Shizuku e Toomine Itsusei, para receber como herança a coleção de vinhos de seu pai, Kanzaki Shizuku, um famoso crítico de vinho, que deixou um testamento no qual deixava sua herança e sua coleção de vinho (no valor de mais de 9 milhões de Euros) seria de quem encontrasse as 12 garrafas de vinho nomeadas como "Os 12 Apóstolos" e um vinho chamado "A Gota de Deus."
Por isso Kanzaki Shizuku, o filho biológico, compete contra Toomine Itsusei, o irmão adotivo, em uma aventura que os leva ao explorar as melhores regiões vinícolas do mundo em busca do melhor em vinhos clássicos. Este mangá, criado em 2004, é considerado o melhor da biblioteca de "geeks" de vinhos na Ásia.

Seus criadores, os irmãos mangaka (artistas de mangá), Yuko e Shin Kibayashi receberam até mesmo uma nomeação para o "Wine Intelligence Business Award", que em 2015 vai homenagear as dez pessoas que mais contribuíram para a indústria do vinho na última década.
 

(*) Rogerio Ruschel, editor deste blogue, gosta de vinho e de histórias em quadrinhos, mas não sabe ler japonês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário