Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A arte enóica da wine-artist Arianna Greco da Puglia, Itália: uma excitante versão moderna do retrato de Dorian Grey


Por Rogerio Ruschel (*)
São Paulo, Brasil, Exclusivo. "O vinho é um produto jovial, as cores variam e a imagem muda como no Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde." Esta é uma das percepções que a pintora Arianna Greco tem de sua obra, como relata nesta entrevista exclusiva para In Vino Viajas. Arianna nasceu em Bari, Itália, e pinta desde os 12 anos. É formada em odontologia, mas deixou de fazer próteses para atender outras habilidades e desejos - e se o mundo perdeu uma dentista, ganhou uma artista. 

E Arianna Greco (acima) é uma artista com muito talento e que hoje está na lista das mais badaladas praticantes da l’Arte Enoica, a pintura feita com vinho, também chamada de “wine-artist”. Meu caro leitor ou leitora, Ariana me disse que se envolveu com o vinho por acaso (por amor – veja na entrevista abaixo) mas acho que foi o destino porque Bari fica na Puglia, e a Puglia, como sabemos, é a maior região produtora de vinhos da Itália. 
Entre suas performances mais conhecidas estão uma exposição-show na feira Cosmoprof Asia, em Hong Kong, em 2013, na qual Arianna Greco pintou telas relacionadas a produtos de beleza produzidos pelos irmãos Toppino de Alba (Piemonte) com ingredientes ativos do extrato de vinho Nebbiolo, a uva do Barolo (veja embalagem na foto abaixo).

Em Florença durante a Wine Town de 2012 Greco trabalhou com os designers da Família Ferragamo utilizando vinho da Azienda Il Borro; fez performances ao vivo com vinho Barolo na Semana da Moda de Milão de 2014 e recentemente fez uma performance pintando telas ao vivo na super-loja de alimentos e bebidas italianas Eataly, em Roma, que um vídeo está mostrando na internet – veja foto abaixo.

Em 2013 Arianna Greco foi premiada com o título de Embaixadora do Museu de Pulcinella (as famosas marionetes de Nápoles) pela criação da máscara histórica da Commedia dell'Arte italiana, uma obra pintada com vinhos Aglianico del Vulture e Pinot Grigio.

Arianna Greco foi muito simpática comigo e disse que gostou muito de me conceder esta entrevista e ceder as fotos para divulgação. E eu gostei muito de conhecer o trabalho dela, que você vai conhecer a seguir e certamente também vai gostar. Com a palavra a pintora do eno-retrato-de-Dorian-Grey.

“Eu moro no sul da Itália em Porto Cesareo (no Lecce, Puglia) e me aproximei do mundo do vinho graças ao Amor: é que eu estava noiva de um homem que lida com vinho, tem uma Enoteca e faz distribuição e por causa dele comecei a conhecer esse mundo. Aos poucos, depois de provar muitos vinhos, garrafa após garrafa, pensei em usá-lo para pintar. Não estudei pintura e sim Odontologia, mas a pintura tradicional sempre fez parte da minha vida porque eu estudei a arte e sua relação com as emoções.”

“Na Itália eu encontrei a confirmação do casamento da arte com o vinho porque a cultura do vinho está profundamente enraizada em uma boa parte da população. As empresas vinícolas fazem muita comunicação, muitos eventos e muitas degustações para atrair o público que tem bom gosto e aprecia vinhos.”

“Uma das belezas das obras pintadas com vinho é ver as alterações das cores dos vinhos no trabalho. O vinho é um produto jovial e as cores variam de fortes como o roxo, para laranja e cor de tijolo vermelho para vinhos mais maduros; mas em seguida, as cores podem mudar e a imagem muda como no Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde."
“Ultimamente tenho dedicado muito do meu trabalho para as empresas vinícolas, fazendo a criação de rótulos de vinho e capas de livros; fazendo performance de pinturas ao vivo em eventos e envolvendo o público que pode cheirar e perceber a obra e ver que é feito mesmo de vinho." Nas fotos abaixo a artista com algumas de suas obras em rótulo e capa de livro.
"Muitos colecionadores compram minhas obras porque são arte e ao mesmo tempo um produto de vinho. E em breve o diretor de cinema Agnes Correra, um ótimo amigo, vai fazer um documentário no qual eu e o vinho seremos protagonistas.” 
Meu prezado leitor, eu brindo ao talento de Arianna Greco: tim-tim!
Veja porque alguns dos melhores artistas do mundo criaram os rótulos do Château Mouton Rothschild em http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/12/dali-picasso-chagall-warhol-miro-braque.html

Conheça o trabalho do artista gaúcho Gelson Radaelli para o vinho Salamanca do Jarau em http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/08/salamanca-do-jarau-lenda-gaucha-de-um.html 
(*) Rogerio Ruschel é jornalista de São Paulo, Brasil, de onde acompanha o que artistas e pessoas de talento estão fazendo nas telas e nas vinícolas.

6 comentários: