Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Beatles, Mick Jagger, Madonna, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Sting, BBKing … veja as grandes estrelas do rock harmonizando música com vinho

-->Por Rogerio Ruschel (*)

As principais estrelas do Rock & Roll nasceram nas camadas mais baixas da população e talvez por causa disso, ao entrarem para o show-business sempre combinaram música com sexo e drogas pesadas. Muitos músicos da geração psicodélica perderam o controle e fizeram viagens sem volta engolindo pilulas doidonas, cheirando pós esquisitos, enchendo a cara com destilados malucos ou se picando com drogas muito pesadas. Na foto da capa, os Beatles batizam barris de vinho em Jerez de La Frontera, Espanha, no começo da carreira.
-->Mas como tudo na vida, chegou um momento em que eles queriam curtir o sucesso e a beleza da carreira. O companheiro, então, certamente foi o vinho, na forma de champanhes ou taças de pinot noir, merlot, sauvignon blancs e assemelhados. Nas fotos acima, o rolling stone Mick Jagger, a balançante Madonna e o veterano ator de cinema Tony Curtis fofocam em torno de taças, e na outra foto Jagger compartilha champanhe com o guitarrista Lou Reed, um dos criadores do Velvet Underground.
-->A foto acima mostra que o poeta Bob Dylan e a cantora “de protesto” Joan Baez também gostavam de uma tacinha… A revista espanhola Vinopack publicou uma série de fotos de onde tiramos estas que mostram momentos em que o rock se encontrou com vinhos. Veja outras a seguir. Abaixo, o cantor e músico irlandes Bono, da banda U2, ativista em prol da paz e da África, examina com profundidade a cor do seu pinot noir.
-->
Na foto abaixo, Jim Morrison, vocalista do The Doors, morto em 1971 por uma overdose de heorína segura um cálice vazio, coitadinho...
-->Na foto abaixo Jimi Hendrix, talvez o maior guitarrista do rock, surgido nos grandes festivais de rock dos anos 60 (Woodstock, Monterey, Ilha de Wight) e morto em setembro de 1970, provavelmente por asfixia com comprimidos.
-->Abaixo, os músicos Rod Stewart e David Bowie bebem vinho na garrafa, em uma boate inglesa - lindas, as duas!
-->Os Beatles curtiam muito vinho: abaixo veja John Lennon e o “bonitinho” Paul McCartney, ainda jovens, fazendo um brinde aos leitores do In Vino Viajas.
-->Na foto abaixo o quarteto de músicos da banda norte-americana Ramones, precursora do chamado punk rock, com uma grande coleção de garrafas vazias de champanhe - ou não seria champanhe?
-->Muitos artistas, cantores, compositores, arranjadores, maestros e agentes musicais foram mais longe e produziram ou estão produzindo vinhos. Aqui em In Vino Viajas já publicamos várias destas histórias, como por exemplo estas tres abaixo.


Visite o chateau de Sting no coração da Toscana: http://invinoviajas.blogspot.com.br/2014/03/sting-convida-deguste-vinhos-e-faca-sua.html


(*) Rogerio Ruschel é editor deste blogue, já foi critico de música em revistas e emissoras de rádio, na juventude, e continua bebendo vinho – muitas vezes também ouvindo rock & roll.







Nenhum comentário:

Postar um comentário