Pesquisar neste blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Conheça “Portraits de Vignerons”, a série de fotos feitas com “pintura de luz” por Julie Lecomte nas caves de Gaillac, França – Parte 1


Por Rogerio Ruschel, textos e Julie Lecomte, fotos (*)
Exclusivo para In Vino Viajas - Julie Lecomte faz fotografia artesanal com técnicas e processos que impressionam os olhos e surpreendem a sensibilidade – como na foto acima, denominada “Enólogo em seu barril”, feita no Domaine de Matens, que conquistou uma Menção Especial na Categoria Profissional no Grand Prix International de la Photographie sur la vigne et le vin 2013 na exposição Terroirs d'images 2013 do Festival Oenovideo 2013.

Foi o que aconteceu comigo: fiquei impressionado com o trabalho de Julie e lhe pedi licença para publicar suas fotos. E fiquei relaxado esperando uma resposta positiva, mais ou menos como o enólogo do Domaine de la Tronque, na foto acima, tirando uma soneca reparadora em seu ambiente de trabalho... Como é uma pessoa elegante Julie respondeu positivamente, e assim você e eu, caro leitor, temos a grande oportunidade de conviver com o artesanato lúdico de Julie Lecomte. Na foto abaixo veja como está “sintonizado” o casal que administra o Domaine de Cantalauze.

Julie Lecomte é uma jovem fotógrafa francesa (32 anos), filha de produtores de vinho, que mora em Sainte Cécile du Cayrou, uma comunidade na região dos Midi-Pirineus com 122 moradores (isso mesmo, 122 moradores!) – mas que gosta de viajar pelo mundo experimentando imagens. Ela tem um olhar privilegiado para imaginar cenas antes delas existirem. E foi assim que Julie fez esta série de fotos de enólogos e produtores de vinhos familiares (abaixo, a família da Distillerie Cazzotte) em pequenas propriedades e praticantes de técnicas de produção de vinhos ecológicos, sustentáveis, orgânicos ou biodinâmicos.

Estes pequenos produtores ficam na região de Gaillac (próximo de Toulouse) e foram fotografados em sua área de trabalho – as caves, oficinas e depósitos de suas vinícolas. A série de fotos foi denominada de “Locais de Alquimia – Retratos Vinícolas” (em francês “Lieux d’Alchimie – Portraits de Vignerons”) que você vai conhecer com exclusividade no In Vino Viajas em dois posts, sendo este o primeiro da série. Na foto abaixo um ambiente quase místico no Domanie Mas Grougnou.

Julie Lecomte utilizou uma técnica fotográfica denominada “Light Painting” na qual o artista abre o obturador de uma câmara por um período prolongado de tempo e utiliza várias fontes de luz para criar as cores e o design, como se estivesse pintando um quadro com elas. Na foto abaixo, uma invasão de luz valoriza o verde no uniforme do enólogo do Domaine de Bois Moisset, e o transforma em um ente similar a um deus – seria o grego Dionísio, também conhecido como Baco?

Você vai ver outras fotos de Julie Lecomte em outro post, em breve. As fotos estão à venda no site a um preço de € 100 em edição limitada de 12 cópias, impressas em papel de prata colados sobre panexpan e protegidas, feitas no Laboratório Digital M em Saint Jean de Vedas. Com certeza, first class. Conheça mais do trabalho de Julie Lecomte em seu site: http://jlphotographies.jimdo.com
(*) Julie Lecomte (foto acima) é formada em fotografia e história da arte e aprendeu técnicas de esmaltar metais. Estudou por quatro anos no Atelier Nômade com base na região de Gard em percorreu a Argentina, Mali, Marrocos e a África Ocidental. Estudou e trabalhou com técnicas de retoque digital na linha de “desenho antigo” como cyanotype (processo químico), goma de bicromato (técnica de impressão) lightpainting, sobreposições, imagens transversais e outras. Publicou fotos em dois lilvros e fez exposições em Arles, Montpelier, Saint Jean de Védas e Biévres.
(*) Rogerio Ruschel, autor do texto, mora e trabalha em São Paulo, Brasil, onde edita este blogue.
Nota: As fotos de Julie Lecomte tiveram suas cores alteradas pelo editor, para publicação no blogue.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Lizete. A moça é realmente talentosa e me deu um grande presente, permitindo a publicação. Em alguns dias vou publicar a segunta parte da série de fotos da Julie Lecomte. Obrigado pelo teu prestigio. abs

      Excluir