Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Portugueses desenvolvem rolha com chip; com um smartphone consumidor saberá tudo sobre o histórico do vinho


Por Rogerio Ruschel (*)

A Universidade de Aveiro, Portugal, está desenvolvendo uma rolha de cortiça com um chip (foto acima) capaz de dar informações completas sobre o vinho. Em tese será uma midia eletrônica que poderá informar a composição das uvas, a região, data e condições de colheita, datas e dados de todo o processo de produção, os dados do produtor e até mesmo contar a história da familia produtora e informações de turismo – o que será um charme em um jantar a dois. O invento poderá ser útil para os consumidores mas também para os produtores porque poderá certificar rótulos e permitir controle de estoques pelos restaurantes. As pesquisas vem sendo feitas por Ricardo Gonçalves, doutorando em Engenharia Eletrônica no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, Portugal e que, com Roberto Magueta, desenvolve a pesquisa sob orientação do professor Nuno Borges.

Valorizar a rolha de cortiça é também uma boa estratégia mercadológica para os portugueses que são os maiores produtores mundiais deste produto (50% da produção mundial) com 725.000 hectares de área plantada com a árvore do sobreiro, cuja casca é pura cortiça (veja fotos acima e abaixo) na região do Alentejo.


Aliás, foi no Alentejo (foto acima), a 70 minutos do aeroporto de Lisboa, que foi implantado o Ecorkhotel - Évora, Suites & Spa, o primeiro hotel totalmente revestido com cortiça do mundo, um charme e conforto – veja foto abaixo.

O protótipo atual tem um custo de um Euro, valor que pode ser muito reduzido quando for produzido em série. Neste terceiro protótipo, o chip é aplicado numa rolha que consegue ser colocada em praticamente qualquer garrafa de vinho, e tem uma pequena antena suficiente para permitir ao leitor obter os dados aproximando-o da garrafa. Por enquanto é preciso um leitor RFID para extrair os dados, que comunica por "Bluetooth" ou cabo USB a um computador, mas a perspetiva é que com a integração de tecnologias "Near Fill Comunications" (NFC) nos smartphones, eles possam ler as informações da rolha da garrafa de maneira direta.

Quer saber mais sobre o Alentejo? Clique aqui - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/08/alentejo-portugal-terra-de-vinhos-bons.html   

(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e prefere garrafas de vinho com rolha de cortiça

7 comentários:

  1. Viva,

    sempre na vanguarda da tecnologia.
    O Alentejo é uma terra generosa, desde a gastronomia aos vinhos, passando pelas suas pessoas.
    Mas deixo aqui uns vinhos da região de Lisboa. Bons vinhos boa vida.
    - Quinta de S. Sebastião Branco 2011
    - Chocapalha Chardonnay
    - Chocapalha Sauvignon Blanc
    - Quinta de S. Sebastião Reserva Tinto 2009

    Cumprimentos
    Peter Sousa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Peter, são vinhos conhecidos por aqui, pelo menos os São Sebastião. Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rogério.

    Podes me dizer quais os vinhos portugueses mais procurados no Brasil?
    Como e a quanto é que vocês os compram?

    Obrigado.
    Peter Sousa

    ResponderExcluir
  4. Não tenho esta informação, Peter. Mas veja neste post os 50 vinhos que os portugueses pretendem promocionar no Brasil - http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/09/conheca-os-50-grandes-vinhos.html abs

    ResponderExcluir
  5. Viva Peter e Rogério.
    O vinho português que é considerado um dos 10 melhores vinhos do mundo é o Principal Grande Reserva - Bairrada de 2009.
    https://www.youtube.com/watch?v=43uVHeww1hs

    Bons vinhos boa vida.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero poder experimentá-lo um dia wivini wine. obrigado pelo prestigio da visita.

      Excluir
  6. https://www.facebook.com/wivini?ref=hl

    ResponderExcluir