Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O paraíso num chocolate quente na Angelina, em Paris

 
Era uma sexta-feira no final de abril no outono de Paris e como o dia estava bonito mas não tão quente, minha filha Renata e eu fomos diretos para a Ille de la Citê para fotografar a Notre Dame ainda de manhã. De lá fomos pela beira do rio Sena até a entrada do Jardim das Tulherias (detalhe abaixo) pelo Jardim do Carroussel. 
 
Caminhamos pelo parque calculando chegar aí pelas 17:00 horas na sua metade, na altura do número 226 da rua Rivoli, porque queríamos fazer um chá da tarde para provar o famoso chocolate quente da Angelina, badalado há quase 100 anos.
 
Fundada no começo do século XX, em 1903, Angelina é uma das mais famosas casas de chá de Paris e, segundo muitos depoimentos (e o da minha filha), tem o melhor chocolate quente do mundo – o que eu sinceramente tendo a concordar…
 
Como outras casas de chá francesas, é um ambiente sofisticado, de alta qualidade, esnobe e caro (como dá para ver acima) – embora tudo isso não diminua a longa fila que se forma na porta nos horários de pico, sob as arcadas da rue de Rivoli (na foto, à esquerda)
  Além de doces, massas folhadas, pães e outras especialidades francesas doces, serve também lanches, brunches dominicais e alguns pratos salgados. Mas o forte são as patisseries.

  Entre os mais pedidos estão o africano, tido como o melhor chocolate quente da cidade (e por alguns exagerados, do mundo!), feito com chocolate fundido lentamente, encorpado, ideal para um dia frio. Confesso que o dia não estava necessáriamente muito frio, mas pedi o tal do Africano e não me arrependi: acabei tomando dois deles, porque é sensacional!

 
Outra especialidade da casa é o Mont Blanc, uma pâtisserie à base de suspiros recheados com creme de leite e cobertos por um creme de castanha portuguesa – mas tem variações similares na vitrine na frente da loja.
 
Se você quer evitar doces por questão de regime, lamento muito, mas tem duas alternativas: a primeira é pedir um chá bem gostoso harmonizado com massas folhadas e a segunda é encarar o chocolate africano e depois atravessar a pé o Parque das Tulherias até a Praça da Concórdia, para queimar pelo menos umas 1.500 calorias…
(*) Rogério Ruschel - rogerio@ruscheleassociados.com.br  - é jornalista e consultor especializado em sustentabilidade e foi a Paris por conta dele mesmo.




2 comentários:

  1. Humm deu uma vontade de ir até lá para comer estes kitutes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi Santos, seja bemvinda ao mundo da internet, dos blogues. E obrigado por prestigiar nosso bloguezinho. Espero que você se anime e crie um blog de patchwork, posso ajudar, ok? abs

      Excluir