Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Delícias de inverno no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves

 
Por Rogerio Ruschel (*)

Quer uma dica de férias para estes meses de julho e agosto? O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Para a maioria das pessoas o inverno é a melhor estação para fazer turismo no sul do Brasil, e a grande dica é a serra gaúcha. Além de Gramado, Canela e Caxias do Sul – cidades mais conhecidas e locais que sempre vale a pena visitar – as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e seus arredores têm uma atração extra a oferecer: o enoturismo, o turismo ligado à cultura do vinho que oferece paisagens como estas abaixo.
 
Com 130 anos de imigração italiana, e mais antiga região de produção de uvas e vinhos do país, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a obter o selo de Denominação de Origem de Vinhos – e única, por enquanto. Com epicentro na cidade de Bento Gonçalves o Vale dos Vinhedos a cada ano tem atraído mais turistas, e durante o ano inteiro. E a razão é clara: o turista gosta e faz propaganda para os amigos. 
 
Isso porque além de ser um turismo de qualidade, com bons produtos e serviços que proporcionam crescimento interior ao turista, não faltam atrativos que encantam todos os visitantes, inclusive crianças e adolescentes – tem até passeios de Maria Fumaças como a da foto abaixo. E com uma vantagem adicional: a rede hoteleira do Vale dos Vinhedos oferece pacotes para esta estação com descontos que chegam a até 30%.
 
Situado a 120 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos é um roteiro prático de ser percorrido devido à proximidade das atrações  e empreendimentos. Você pode ir de onibus de Porto Alegre para Bento Gonçalves e lá alugar um carro - ou contratar roteiros com guias especializados. Também pode  alugar um carro já no aeroporto de Porto Alegre porque a viagem de subida da serra já é muito interessante e também é turística. Ao chegar em Bento Gonçalves você já “entra” em um barril de vinho, veja abaixo…
Pode também usar um aeroporto alternativo, como o de Caxias do Sul, próximo de Bento Gonçalves, mas no inverno são muitas as interrupções de serviços por causa da neblina. O site da cidade de Bento Gonçalves tem tudo que você precisa saber sobre transporte e hospedagem - http://www.turismobento.com.br/pt/

 
Além das mais de 30 vinícolas, muitas das quais  oferecem hospedagem, a rede hoteleira da região é grande e oferece opções para todos os gostos e bolsos – da região rural até o centro das cidades. Além de belos passeios em manhãs mais frias, com roupas que deixam as mulheres muito mais elegantes (aliás, malhas de lã muito bonitas e com bom preço podem ser compradas na serra gaúcha), as atrações continuam em visitas a cantinas, parques ou estradinhas rurais simpáticas e sempre terminam em gastronomia. 
 
Os restaurantes oferecem desde a culinária típica italiana  - como o galeto acima e massas, como o tralharim abaixo - até a alta gastronomia. Aliás, come-se muito e muito bem no café da manhã, almoço, no lanche da tarde e no jantar: alimentar-se se transforma em um prazer especial na serra gaúcha!
 
Os restaurantes apostam em pratos quentes e caprichados, ideais para serem acompanhados por vinhos tintos que você pode escolher à vontade, afinal este é o melhor local do Brasil para escolher um dos ótimos vinhos brasileiros! Durante o inverno algumas vinícolas, além de descontos em determinadas garrafas ou safras, oferecem cursos rápidos de degustação para que o próprio visitante identifique qual a variedade do vinho que prefere.
 
A tradição de 130 anos de cultura do vinho está presente no artesanato, utensílios domésticos e de trabalho ou em objetos que revelam o cotidiano da época da imigração encontrados em ateliês, casas de artesanato ou no varejo das vinícolas da região. Queijarias, doces e vestuário em couro e malha também atraem os turistas e você vai gostar.

A cada ano o Vale dos Vinhedos atrai mais visitantes, num ritmo de crescimentio em torno de 10% ao ano. “Esse aumento reflete no preparo dos estabelecimentos em receber o turista, na satisfação dele que conhece o nosso roteiro e retorna encantado”, afirma Juarez Valduga, presidente da Aprovale – a associação dos produtores de vinhos da região. E é claro: quando você gosta, você fala bem para seus amigos e parentes.

Então querido leitore, aproveite. A programação completa oferecida no inverno do Vale dos Vinhedos em http://valedosvinhedos.wordpress.com/2013/06/28/a-melhor-estacao-no-vale-dos-vinhedos/
Um brinde ao Vale dos Vinhedos.

Algumas imagens são de divulgação da Prefeitura de Bento Gonçalves.

(*) Rogério Ruschel é jornalista de turismo e consultor especializado em sustentabilidade - além de ter a felicidade de ser gaucho, e ter morado em Bento Gonçalves.
 










2 comentários:

  1. Tudo muito lindo, eu tenho uma empresa de Van, e mês passado levei pela primeira vez um pessoal de Canoas, resultado muito positivo, pois como as imagens nas fotos é mágico e lindo...
    ótimas fotos....

    ResponderExcluir
  2. É muito bonito, sim, Juliano, e as fotos ficam sempre bonitas. Obrigado pela mensagem. Visite sempre o In Vino Viajas e divulgue pros amigos. Abraços do Rogerio

    ResponderExcluir