Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

As belas Pontes de La Caille em Annecy: um brinde aos Alpes franceses

 
Por Rogerio Ruschel (*)
Se você estiver em Lyon, na França, ou em Genebra, na Suíça, certamente vai acabar visitando Annecy, uma graciosa cidade situada na Alta Savóia, na ponta do Lago de Annecy e não muito longe destas cidades turísticas. Veja abaixo o Palais de l’Isle em Annecy.
Com menos de 60.000 habitantes, Annecy surgiu no século XI como uma comunidade em torno de um castelo e fica em rotas tradicionais de turismo entre Itália, Suiça e França. A cidade tem uma interessante feira livre nas ruelas que cercam rios e lagos (veja abaixo), que você pode conhecer aqui no In Vino Viajas -http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/05/queijos-paes-frios-temperos-frutas-e.html

Mas vamos seguir viagem. Cerca de 40 Kms ao norte de Annecy, na rodovia RN 201, no sentido da Suíça (“subindo” no mapa) existem duas pontes sobre um canyon gigantesco que merecem sua visita: as Pontes de La Caille.

A primeira Ponte de La Caille (chamada de antiga) com piso de madeira e charmosas torres (veja abaixo), foi inaugurada em 11 de julho de 1839, com o nome de Ponte Charles-Albert. Ela tem 190 metros de comprimento e fica a 147 metros acima do Rio Usses (na foto abaixo minha mulher, Marisa faz o trajeto da ponte)

A ponte original de La Caille é uma das mais antigas pontes suspensas ainda utilizadas e certamente uma das mais maiores do mundo. Ela continua operante, embora por segurança hoje em dia seja utilizada apenas para o turismo e atravessada somente por pedestres. Ela pode ser visitada sem custos e ao lado existem recursos de informação, alimentação e estacionamento. 

A nova ponte de La Caille (abaixo) foi construída ao lado da antiga e inaugurada nos anos 1920, com praticamente as mesmas dimensões da antiga – talvez apenas um pouco maior. Foi criada para suportar o aumento de tráfego entre Genebra e Annecy, e ainda é utilizada para isso, embora já exista outra rodovia bem mais moderna na região.
 

 De cima das pontes você pode ver e fotografar os Alpes franceses e o enorme vale formado pelo rio Usses: uma beleza de visual.
  No bar e restaurante ao lado das pontes você pode tomar um vinho (garrafa ou cálice) da região, a Alta Savóia, desde que não esteja dirigindo, é claro. Melhor ainda: compre frios, queijos e vinho branco ou tinto em Annecy para fazer um pique-nique em La Caille. Um brinde a isso.

(*) Rogerio Ruschel - rogerio@ruscheleassociados.com.br  - é turista que procura qualidade e conteúdo, jornalista e consultor especializado em turismo e meio ambiente e foi a Annecy por conta própria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário